Conceitos de Marketing

Páginas: 18 (4256 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
1. Introdução

Vivemos em um mundo que a concorrência é árdua em todos os setores, desde os mais tradicionais até os inovadores. O Marketing é uma importante ferramenta para que a organização consiga colocar sua “cabeça” acima dos demais concorrentes. O objetivo deste trabalho é apresentar uma visão geral e inicial sobre o tema Marketing. Este estudo faz parte do conteúdo programático dadisciplina de Administração Mercadológica.

2. O que é Marketing

Por ser um grande tema, e que engloba todas as grandes áreas de administração, marketing é bastante discutido e estudado, consequentemente possui várias definições.
De um mode em geral todos os autores levam em consideração o conceito estabelecido e publicado pela American Marketing Association, que em sua última revisão definiumarketing da seguinte forma:
“Marketing is the activity, set of institutions, and processes for creating, communicating, delivering, and exchanging offerings that have value for customers, clients, partners, and society at large.” (AMA 2008)
Que, em português pode ser entendido como: Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a trocade ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo.
KOTLER (2006) diz que o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Tendo então uma definição social e uma gerencial.
Definição social: Marketing é uma processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da
criação, daoferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros. Definição gerencial: Marketing é a arte de vender produtos, (KOTLER, 2006).
3. A importância do Marketing
O marketing esta em toda parte, está presente em qualquer ação externa da empresa, e em algumas internas também, trabalhar a auto – estima do funcionário melhora a imagem da empresa, consequentemente funcionáriosproduzem mais, vendem mais.
Num mercado tão competitivo como o atual existem alguns fatores que fazem a diferença e que tornam uma empresa líder de mercado em detrimento de outras. O mercado é quem eleva a empresa ao topo. O marketing é uma importante ferramenta que irá auxiliar a definir critérios de procura de produtos e as necessidades do mercado.
Nas relações comerciais qualquer ação é permeadapor marketing. Para KOTLER (2006) o sucesso financeiro muitas vezes depende da habilidade de marketing. Finanças, operações, contabilidade e outras funções de negócios não terão sentido se não houver uma demanda para produtos e serviços. Para que se alcance um resultado, alguém tem de colocar as coisas em andamento.
Resumidamente o marketing é importante porque é através dele que umaorganização “crava” a sua marca no mercado consumidor.

4. Quem faz o marketing?
Precisamos primeiramente entender que marketing não é apenas propaganda explícita. Na verdade o marketing está mais presente nas relações de engociação e comunicação do que no oferecimento crú de um produto/serviço.
KOTLER (2006) explica que os profissionais de marketing são treinados para estimular a demanda pelos produtosde uma empresa, mas essa é uma visão muito limitada das tarefas que desempenham. Assim como os profissionais de produção e logística são responsáveis por gerenciar o suprimento, os profissionais de marketing são responsáveis por gerenciar e influenciar a demanda. São possíveis oito estados de demanda:
1. Demanda negativa: os consumidores não gostam do produto e podem até mesmo pagar paraevitá-lo.
2. . Demanda inexistente: os consumidores não conhecem o produto ou não estão interessados nele.
3. Demanda latente: os consumidores compartilham uma forte necessidade que não pode ser satisfeita por nenhum produto existente no mercado.
4. Demanda em declínio: os consumidores começam a comprar o produto com menos freqüência ou deixam de comprá-lo.
5. Demanda irregular: as compras dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Conceito de Marketing
  • Conceitos de marketing
  • Conceito de marketing
  • Conceitos de marketing
  • Conceitos de marketing
  • Conceito de Marketing
  • Marketing conceitos
  • Conceito de marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!