Conceitos de Estatística e o papel dela na pesquisa

Páginas: 5 (1206 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2015
2 - RESUMO

Os estudos estatísticos estão relacionados às situações que envolvem planejamentos, coleta de dados, organização de informações, análise das informações coletadas, interpretação e divulgação de forma clara e objetiva. Os métodos pesquisacionais podem ser classificados de duas formas: pesquisas de opinião ou pesquisas de mercado. Nas pesquisas de opinião, o objetivo principal écolher informações sobre determinando assunto com base em entrevistas pessoais. As pesquisas de mercado são realizadas através da análise de mercado sobre determinado produto.
A coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à Estatística Descritiva, enquanto a análise e a interpretação dos dados, associados a uma margem de incerteza, ficam acargo da Estatística Indutiva ou Inferencial, também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade.
A utilização de tabelas e gráficos são frequentes na Estatística. As tabelas servem para organizar e tabular os dados, já os gráficos transmitem as informações com clareza e transparência, contribuindo para uma leitura objetiva.
Os conteúdos estatísticosabordados no Ensino Fundamental e complementados no Ensino Médio são distribuídos da seguinte forma:
População e Amostras
Diagramas de Venn
Construção de Tabelas
Construção de gráficos
Cálculo da média, moda e mediana
Frequência Absoluta
Frequência Relativa
Variância
Desvio Padrão





3 – CONCEITOS DE ESTATISTICA E O PAPEL DELA NA PESQUISA

O termo estatística provém do latimstatisticum collegium (“conselho de Estado”) e do seu derivado italiano statista (“homem de Estado ou estadista”). Em 1749, o Alemão Gottfried Achenwall passou a utilizar a palavra alemã statistik para se referir à análise de dados estatais. Como tal, as origens da estatística estão relacionadas com o governo e os seus corpos administrativos.
Hoje, pode-se dizer que a compilação e a interpretaçãodos dados obtidos num estudo é a função da estatística, a qual é considerada um ramo da matemática. As estatísticas (o resultado da aplicação de um algoritmo estatístico a um grupo de dados) permitem tomar decisões no âmbito governamental, mas também no mundo dos negócios e no comércio.
Há três ramos principais da estatística: estatística descritiva, que envolve a organização e a dados; a teoriada probabilidade, que proporciona uma base racional para lidar com situações influenciadas por fatores relacionados com o acaso, assim como estimar erros; e a teoria da inferência, que envolve análise e interpretação de amostras.
A Estatística, de modo geral, constitui um valioso instrumento para tomada de decisões.
Outra característica da Estatística é o uso de modelos. Estes são formassimplificadas de algum problema ou situação real. A característica fundamental dos modelos é o fato de reduzirem situações complexas a formas mais simples e mais compreensíveis.
Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e a interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões (Antônio Amot, 2002).
EstatísticaDedutiva - é responsável pela coleta, organização e a descrição dos dados.
Estatística Indutiva ou Inferencial - responsável pela análise e a interpretação desses dados. Possibilitam o diagnóstico de um lugar, o conhecimento de seus problemas, a formulação de soluções apropriadas e um planejamento objetivo de ação. 
Amostra: grupo representativo de uma classe, ou melhor, é um subconjunto finitode uma população (Antônio Arnot,2002), deve possuir as mesmas características básicas da população, em relação ao que deseja pesquisar.



4 – PRINCIPAIS TECNICAS DE AMOSTRAGEM
1º Amostragem casual ou aleatória simples
2º Amostragem proporcional estratificada
3º Amostragem sistemática

Amostra homogenia - mais fácil de obter resultados
Amostra heterogenia - mais difícil de obter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel das pesquisas estatísticas na Biologia
  • Papel da estatística
  • Conceitos da estatística
  • Conceitos de estatística
  • Conceito de estatistica
  • Conceito Estatistica
  • Conceitos estatistica
  • Conceitos de estatistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!