Conceitos de custo

Páginas: 5 (1140 palavras) Publicado: 29 de junho de 2014
CONCEITOS DE CUSTO

GASTOS, CUSTOS E DESPESAS

Gastos são todos os desembolsos realizados pelo restaurante para atender seus objetivos. Quando os gastos referem-se à produção dos pratos, inclusive à administração desta produção, são chamados de custos; quando se referem às atividades de venda dos produtos e à administração, são chamados de despesas.

Vejamos alguns exemplos:
Gasto com acompra de arroz – custo
Gasto com o pagamento de gás – custo
Gasto com a dedetização do restaurante – despesa
Gasto com a dedetização da conzinha – custo
Gasto com a comissão dos garçons – despesa
Gasto com pró –labore do dono do restaurante – despesa
Gasto com o salário do chefe – custo
Gasto com o curso para garçons – despesa
Gasto com o frete da carne – custo
Gasto com a nutricionista –custo

ALGUMAS DÚVIDAS A RESPEITO DA CLASSIFICAÇÃO
O GASTO COM ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA É CUSTO OU DESPESA?
Observe primeiro o valor das contas de água e de energia. Se for muito pequeno, considere como despesa e adicione às despesas fixas. Esse procedimento está de acordo com o conceito de relevância. Ou seja, se o gasto é pequeno não se deve perder tempo para identificar qual o setor quemais consome, se a produção ou a venda. Deve-se considerá-lo como sendo uma despesa e adicioná-lo às despesas fixas, que serão incorporadas ao produto através dos métodos de custeio de que trataremos mais adiante.
Se a conta for elevada, o que se deve quase que totalmente às atividades de produção, considere-a como custo. Esse custo será posteriormente rateado com os produtos, como veremos maisadiante.
Pode-se também determinar, baseando-se em observações ou até mesmo em medições, uma porcentagem do consumo da água e da energia elétrica e utilizá-la para ratear o gasto entre a produção e a administração.

O GASTO COM SEGUROS E COM A MANUTENÇÃO DO PRÉDIO É CUSTO OU DESPESA?
Raciocínio semelhante ao da energia elétrica deve ser adotado. Às vezes, o seguro está diretamente identificado comum determinado equipamento, o que se classificaria como custo. Se há uma apólice de seguro de vida para todos os funcionários, classifica-se esse gasto como administrativo e, portanto, é despesa que deve ser considerada fixa.
Se a manutenção é geral, como uma pintura, pode-se classificar esse gasto como custo ou despesa, mas na lista dos fixos.

ABORDAGENS NA ANÁLISE DOS CUSTOS
Há diversasformas através das quais se analisam os custos e as despesas. No entanto, não se pode deixar de observá-los sob a ótica de três importantes conceitos:
Relevância
Diretibilidade
Variabilidade

A relevância, o próprio nome já revela, consiste em observar os custos pela sua grandeza em relação ao montante. Na análise dos custos para tomada de decisões valores irrisórios não devem ser tratados coma mesma atenção dos grandes custos. Isso permite que um pequeno gasto tanto possa ser considerado como custo quanto como despesa, pois a sua influência no resultado é desprezível.
A diretibilidade diz respeito somente aos custos e indica se eles são diretos ou indiretos. Identifica o relacionamento entre o custo e o produto acabado.
Quando direto, o custo é facilmente identificado no produto(matérias-primas e embalagens, por exemplo). Os custos diretos não suscitam dúvidas sobre a que produto pertencem. Quando indiretos, é preciso usar rateios, ou seja, dividi-los segundo um critério, (como veremos mais adiante), para apropriá-los ao produto. São exemplos de custo indireto salário do cozinheiro, o consumo de gás, a manutenção do fogão, etc.
A variabilidade identifica se o custo oudespesa são variáveis, fixos, ou semivariáveis. Para classifica os custos e as despesas em fixos ou variáveis devem-se observá-los em relação ao volume de produção. Isso quer dizer que, se o custo ou despesa não se alterem em função do volume produzido ou vendido, eles serão do chef, o aluguel do prédio, o seguro das instalações e o pró-labore da diretoria não se modificam se o restaurante produz e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos de custo
  • Conceitos custos
  • Conceito de custos
  • conceitos de custo
  • conceito de custos
  • Conceito de custo
  • Conceito de custos
  • Custos conceitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!