Conceito Internet

Páginas: 11 (2608 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1. CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET

2. CONCEITOS BÁSICOS E MODOS DE UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS, FERRAMENTAS, APLICATIVOS E PROCEDIMENTOS ASSOCIADOS A INTERNET/INTRANET.

2.1 - FERRAMENTAS E APLICATIVOS COMERCIAIS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS, DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA

2.2 - CONCEITOS DE PROTOCOLOS, WORLD WIDE WEB, ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO PARA USO NA INTERNET,ACESSO A DISTÂNCIA A COMPUTADORES, TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÃO E ARQUIVOS, APLICATIVOS DE ÁUDIO, VÍDEO, MULTIMÍDIA, USO DA INTERNET EM EDUCAÇÃO, NEGÓCIO, MEDICINA E OUTROS DOMÍNIOS.

2.3 - CONCEITOS DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA

2.4 - NOVAS TECNOLOGIAS E OUTROS

A Internet é a uma rede mundial de computadores conectados entre si, que se caracteriza pela forma descentralizada como atua. Ofereceserviços de comunicação de dados, como acesso remoto, transferência de arquivos, correio eletrônico, Web e muitos outros.

A utilização da Internet na área biomédica foi a grande notícia do final do século vinte. Ela permite compartilhar, instantaneamente, resultados de testes com novos medicamentos, pesquisas, estudos de casos e colabora tremendamente no desenvolvimento das ciências biomédicas.Além disso, ela alarga as fronteiras do próprio conhecimento, tornando, por exemplo, a medicina e ciências afins mais eficientes. Graças à Internet, os profissionais da área da saúde estão mais próximos das notícias médicas, das informações, dos resultados de pesquisas, da bibliografia, de novos equipamentos e, assim, de seus clientes, das suas investigações e de seus alunos.

Na década de 60,em plena Guerra Fria, temendo as conseqüências de um ataque nuclear, o Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos iniciou o desenvolvimento de uma rede de computadores que não pudesse ser destruída por bombardeios e fosse capaz de ligar pontos estratégicos, como centros de pesquisa e tecnologia.

A idéia culminou na ARPAnet (ARPA = Advanced

Research Projects Agency), que era uma redesem centro, que permitia que todos os computadores tivessem o mesmo status, e que os dados trafegassem em qualquer sentido, em rotas intercambiáveis. No ano de 1972, a ARPA apresentou ao mundo um novo aplicativo, desenvolvido pelo engenheiro Ray Tomlinson, que permitia o envio de mensagens individuais, de pessoa para pessoa. Atualmente chamamos esse serviço pelo nome de e-mail (ou correioeletrônico).

Com dezenas de novos pedidos para fazer parte da rede e centenas de sugestões para aperfeiçoá-la, foi necessário unificar a linguagem de todos os sistemas conectados. Esse conjunto de regras foi escrito em conjunto pela equipe de Bob Kalin, da ARPA, e por especialistas da Universidade de

Stanford, liderados por Victon Cerf. O documento desenvolvido em 1974 se chamava Protocolo deControle de Transmissão, ou em inglês Transmission Control JorotocollInternet Protocol (TCP/IP).

O número de conexões foi crescendo em proporção geométrica, e, no momento em que havia 200 instituições conectadas na rede, o nome "protocolo" foi abolido e passou a se chamar apenas "Internet".

Em 1985, a Fundação de Ciência Nacional dos

Estados Unidos criou a NSFnet (NSF= National ScienceFoundation), constituída por uma série de redes destinadas à educação e investigação. Baseada nos protocolos da ARPAnet, a NSFnet construiu uma infra-estrutura que conectava instituições de ensino e pesquisa. Ao mesmo tempo, foram formadas estruturas regionais, que permitiam a ligação das diferentes instituições à rede nacional, inserindo a comunidade acadêmica na Internet.

No início dos anos 90, aInternet ultrapassou a marca de um milhão de usuários e teve início a utilização comercial da rede. Empresas pioneiras (como, por exemplo, Compuserve e America Onfine) montam redes próprias de comunicação, conectadas à Internet, e passam a cobrar do público em geral pelo acesso à rede.

Em 1993, quatro anos após o início do desenvolvimento do conceito de World Wide Web (W) pelos cientistas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de Intranet e Internet
  • conceito de segurança na internet
  • Evolução da Internet e Conceitos
  • Conceitos básicos de internet e intranet
  • Informatica Conceito De Internet E Intranet
  • Conceito (Word)
  • Conceitos de internet e intranet
  • Conceitos internet wireless vpn segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!