Conceito. Finalidade. Usuarios. Objetivo da contablidade

Páginas: 11 (2586 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
CONCEITO
É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios.
OBJETO
O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração.
FINALIDADES - Controlar o patrimônio das entidades
- Apurar o resultado das entidades
- Prestar informações sobre o patrimônio, sobre o resultado das entidades aos diversos usuários das informações contábeis.
ENTIDADE
É qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio.
Modernamente as finalidades da Contabilidade são reunidas em duas:
- Planejamento - a informação contábil pode ser umforte suporte para o planejamento e, mais       ainda, quando estabelecendo padrões, torna claras situações futuras.
- Controle - está ligado à análise das definições adotadas pela organização.
CAMPO DE APLICAÇÃO
Pessoas físicas e pessoas jurídicas com finalidade lucrativa ou não, inclusive as de Direito Público como a União, Estados e Municípios.
INTERESSADOS NAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
- Osproprietários e sócios de empresas;
- Os administradores de empresas;
- Os empregados das empresas;
- Os fornecedores e financiadores;
- Governos;
- O público em geral.

http://www.valdecicontabilidade.cnt.br/index.htm?http%3A//www.valdecicontabilidade.cnt.br/meus_servicos/contabilidade/conceitos.htm
pesquisado em 16 de fevereiro de 2014 às 12h45min




O REAL OBJETIVO DA CONTABILIDADEReinaldo Luiz Lunelli*
Alguns pensadores da ciência contábil indicam que o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais. No entanto, penso que este conceito incompleto, levando em conta que os informes gerados pelo profissional contábil serão apenas uma forma de fornecer osdados necessários para que o usuário, seja qual for seu objetivo, tome a melhor decisão possível.
Assim, o objetivo central da contabilidade precisa ser a plena satisfação das necessidades de cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia,as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente.
Os objetivos da Contabilidade, portanto, devem ser aderentes àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. Não terá qualquer sentido ou razão se a contabilidade for uma disciplina "neutra", que se contente apenas em perseguir sem questionar uma verdade literal.
O completoêxito de seu objetivo só será atingido quanto houver suficiente ênfase à evidenciação e ao princípio da primazia da essência sobre a forma. Não basta registrar as operações da forma como os documentos se apresentam, mas sim refletindo o que efetivamente representa aquela operação.
Uma forma prática de verificar se a contabilidade está alcançando seus objetivos, conforme inicialmente enunciado, épesquisar qual o grau de utilização de demonstrações contábeis por parte de grupos de usuários para os quais, primordialmente, se credita que as demonstrações contábeis devessem ser de grande utilidade. Por exemplo: analistas de investimentos, para aconselhamentos sobre compras ou não de ações de determinadas companhias.
Obviamente estes têm utilizado cada vez mais as demonstrações contábeis, e porjá possuírem conhecimento técnico aliado à larga visão de negócios é que, cada vez mais, precisam de informações complementares para auxiliá-los.
Um grande avanço neste sentido foi a obrigatoriedade de inclusão das notas explicativas em todos os informes publicados (mesmo que apenas no livro diário), independentemente do porte ou regime tributário adotado pela entidade. Mas é certo que somente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito, Origem e Finalidade do Direito
  • CONCEITO E FINALIDADE DA CONTABILIDADE
  • Resumo- conceitos, finalidades...
  • Conceito e finalidades da licitação
  • Conceito e Finalidade da Licitação
  • Conceito Cautelar E Suas Finalidades
  • Objetivos E Finalidades Para O Ensino De CI Para O EF
  • CONCEITO E OBJETIVO DA PERÍCIA.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!