Comunidades anarquistas

Páginas: 7 (1510 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Como sabemos, o anarquismo é uma filosofia política que visa a abdicação de qualquer forma de governo, poder estatal e propriedade privada. Para poder satisfazer estes conceitos é necessário a criação de comunidades, comunidades pelas quais, colocarão em prática tais conceitos sociais. "sociedade anarquista como um conjunto de pequenas comunidades cooperativas dedicadas a distintas modalidadesda atividade produtiva, sem visar ao lucro, mas ao auto abastecimento e ao intercâmbio direto (troca)". (MONTENEGRO, W., op. cit., pág. 174.) 
Principais Comunidades Anarquistas Contemporâneas:
* Christiania (Copenhagen)
A mais famosa das Comunidades Anarquistas. Fundada em 1971, a partir de algumas idéias vindas de um jornal alternativo conhecido como o Head Magazine, que um determinadogrupo de pessoas decidiu ocupar e criar uma sociedade em uma área militar desativada na periferia de Copenhagen, Dinamarca. A parti daí ocorreu o início de uma batalha contra o estado. A polícia tentou por diversas vezes expulsar os invasores daquela área, mas todas essas tentativas foram fracassadas. Christiania se transformou em um problema político, sendo até discutida no parlamentodinamarquês. Nesse mesmo ano, passou a ser reconhecida como um experimento-social.
Em 1973, com a mudança do governo dinamarquês, o governo tomou a iniciativa de expulsar todos os habitantes e fechar o local. Mas, de ultima hora, o governo cancelou a missão, pois, a população da cidade-livre estava preparada para o conflito. Com o passar dos anos, Christiania, aprimorou a sua autogestão. Foram construídascreches e lojas, também foi implantada a coleta de lixo e reciclagem.
Em 1982, em mais uma alternativa de acabar com a cidade-livre, o governo lançou uma campanha difamatória contra Christiania, que passou a ser considerada a raiz de muitos males, pois, segundo essa campanha, Chistiania, era o centro das drogas do norte europeu. A consequência disso foi a expulsão, por parte da comunidade, decomerciantes de drogas e o tratamento de dependentes químicos. Após várias campanhas do governo para normalização e legalização da área, finalmente em 1992 um acordo foi assinado e Christiania finalmente foi reconhecida e pôde provar para o mundo que é possível viver em liberdade e sem interferência governamental.
Mas como funciona essa sociedade? Christiania é organizada em conselhos,conselhos esses, onde todos os moradores podem opinar e discutir os problemas comunitários. As decisões não são feitas por votação, e sim, através do consenso. Christiania é dividida em 15 áreas, cada área é administrada pelos seus moradores, para facilitar o funcionamento dos serviços básicos. Christiania não possui leis, mas foram criados alguns consensos para o bom convívio da sociedade:

Não àsdrogas pesadas
Não às armas
Não à violência
Não se negociam prédios ou áreas residenciais
* Colônia L‘Essai
Foi uma Comunidade Anarquista fundada em 14 de Junho de 1903 na floresta de Ardenas, perto de Aiglemont, França. Sua idealização foi proposta pelo anarquista francês Jean-Charles Henry, defensor da Propaganda pelo Ato. Jean teve a ajuda de diversos parceiros como: o agrônomo AndréMournier, o barbeiro François Malicet, o jornalista Jules Lermina e outros libertários que se interessaram pelo projeto e passaram a fazer parte dele. A comunidade obteve diversas realizações, como uma oficina de tipografia. Mas em 1909 encerra as atividades na colônia devido a problemas financeiros e graves dissensões internas.
* Falanstério do Saí
Fundada em 1841, foi uma comunidadeanarquista experimental, formada por colonos franceses na península do Saí, Próximo a cidade de São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil. Entre os objetivos de projetos para a colônia estava a produção de máquinas a vapor, porém esse empreendimento não obteve sucesso. A comunidade então decidiu dedicar-se à agricultura, e novamente não tiveram grandes resultados. Em 1864, somente restava uma família...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anarquista
  • Anarquistas
  • Os anarquistas
  • Educação Anarquista
  • filosofia anarquista
  • Os anarquistas pedagogos
  • Ideologia Anarquista
  • O Banqueiro Anarquista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!