Comunicapaz

480 palavras 2 páginas
A influência da mídia na criação de estereótipos com relação aos jovens moradores da Vila Embratel, a ação das instituições na formação desses jovens e a difusão dos valores da cultura de paz
Bolsista: Rosemeri Teixeira Barros / Orientador: Vera Lúcia Rolim Salles
Projeto ao qual está Vinculado - Projeto de Pesquisa Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel.
Introdução
Baseado na pesquisa realizada por Vera Lúcia Rolim Salles sobre o papel da televisão aberta no processo de socialização dos jovens em geral, com enfoque na relação entre juventudes, imaginário de paz e as mensagens transmitidas pelas telenovelas e telejornais, este trabalho objetiva estudar a função e influências das oficinas de capacitação desenvolvidas pelo projeto Comunicação e a Cultura de Paz ao transmitir valores da cultura de paz a jovens da Vila Embratel, geralmente estereotipados como violentos pela mídia local.
Metodologia
Utilizando a metodologia da pesquisa ação, na qual agentes sociais envolvidos no projeto que representam instituições governamentais e não-governamentais, jovens e lideranças do bairro participam ativamente no processo de transmissão de novos valores.
Resultados parciais
O projeto “Comunicação e a Cultura de paz” já realizou as oficinas de vídeo em celular, produção de vídeo, rádio, produção de jornal, fotografia e teatro do oprimido com a participação de aproximadamente 115 jovens. Todas estas oficinas foram ministradas com bases nos conceitos de cultura de paz e geraram resultados como vídeos, fotos, programas de rádio, relacionados com a paz, e uma cena que retratou a opressão e a resolução desta por meios pacíficos.
Conclusões Parciais
A observação destas oficinas e seus respectivos resultados permitiu conhecer e avaliar as percepções que os próprios jovens da Vila Embratel têm de seu bairro. Percebeu-se um discurso crítico no conceito que os jovens apresentaram, pois estes analisaram como negativa a retratação do

Relacionados

  • A Pesquisa-Ação como Metodologia de Mobilização dos Jovens da Vila Embratel
    2009 palavras | 9 páginas