COMUNICA O N O VIOLENTA PODE TRANSFORMAR MODELO PUNITIVO NAS ESCOLAS

620 palavras 3 páginas
COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA
PODE TRANSFORMAR MODELO
PUNITIVO DAS ESCOLAS
INSTITUIÇÃO: NOVA FACULDADE
PROFESSOR: VILMAR VILAÇA
ALUNOS:
MICHELLY SOUZA
PRISCILA SILVA
STEFANE EVANGELISTA
SUÉLEN CRISTINA
TIAGO LUIS SOARES

COMUNICAR
O que significa “Comunicar”?


Trocar



Transmitir



Dar



Estar aberto para



Confiar



Estar ligado a
Comunicar implica estar ligado a outra pessoa; implica uma partilha entre as partes.

PROCESSO EDUCATIVO


É perante a constatação da existência de conflito e da necessidade da sua resolução positiva na escola que os professores poderão ver, neste momento, que a teoria pratica da comunicação não violenta é uma oportunidade de mudar, de crescer e de poder aumentar o seu grau de envolvimento e motivação juntos aos alunos.



Através de técnicas de comunicação não violenta, os envolvidos decidem coletivamente como lidar com circunstâncias decorrentes do ato danoso e suas implicações para o futuro, com vistas a alcançar uma boa reflexão, a restauração e a responsabilização, permitindo o fortalecimento das relações e dos laços comunitários.

A escola

é palco de uma diversidade de conflitos, sobretudo os de relacionamento, pois nela convivem pessoas de variadas idades, origens, sexos, etnias e condições socioeconômicas e culturais.

ORIGEM DA COMUNICAÇÃO NÃOVIOLENTA (CNV)


Criado pelo americano Marshall Rosenberg.



Começou a pesquisar os fatores que afetam a capacidade humana de se manter compassivo, desenvolveu uma abordagem específica de comunicação (falar e ouvir).

DEFINIÇÃO DA COMUNICAÇÃO
NÃO-VIOLENTA (CNV)


A Comunicação Não-Violenta é um processo de entendimento que facilita a harmonização de suas necessidades com as necessidades de outras pessoas, de uma maneira empática. 

A CNV começa por assumir que somos todos compassivo por natureza e que estratégicas violentas verbais ou físicas, são aprendidas, ensinadas e apoiadas pela cultura dominante.

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA
PODE SER:


A CNV pode ser aproveitada

Relacionados