COMPUTAÇÃO FORENSE: UMA PERSPECTIVA DAS ÁREAS DE DIREITO E INFORMÁTICA

4344 palavras 18 páginas
COMPUTAÇÃO FORENSE: UMA PERSPECTIVA DAS ÁREAS DE
DIREITO E INFORMÁTICA

Rafael Henrique Gomes1
Manoela Feix Pereira**
Roberson Junior Fernandes Alves ***

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trabalhar com uma análise crítica de materiais já produzidos na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste e usá-los como fonte de pesquisa. Ainda, objetiva-se nesse estudo, avaliar algumas ferramentas disponíveis no mercado, para utilizá-las quando necessário para evitar ou averiguar crimes cibernéticos. Outro ponto chave do presente estudo é a avaliação da legislação existente no Brasil, ver o quanto a mesma evoluiu e quanto ainda é necessária a sua melhoria para atender as novas demandas criadas com a computação forense.
Palavras-chave: Computação Forense. Direito. Informática. Cibercrimes.

1 COMPUTAÇÃO FORENSE

Com a contínua evolução da internet, de computadores, de sistemas e de qualquer outro dispositivo eletrônico, como notebooks, tablets, celulares, smartphones. Aumentou consequentemente a quantidade de acessos das conexões e evoluindo as formas de utilização dos dispositivos. Essa evolução tecnológica esta mudando o mundo, as pessoas estão se tornando dependentes dessa virtualização, que nem se dão conta. Devido a essa imensa conexão e rápida dissipação, não há nenhum controle, deixando a rede de internet frágil e aberta para crimes. Porque quando não houver punição não se tem segurança na navegação. (COSTA, 2011, p.29).

Gráfico 1: Pessoas que tiveram acesso a internet, comparativo do primeiro e segundo trimestre de 2013

Fonte: IBOPE, 2013.

Segundo ainda o autor supracitado, qualquer pessoa tem acesso a diversas informações nesse mundo virtual, podendo utilizá-las para fraudes, roubos e diversos crimes virtuais. Portando deve-se ter muita atenção ao navegar na internet. Os crimes cibernético são de variados gêneros, os mais comuns e recentes são os de difamação, calunia, violação de direitos

Relacionados