Compress o sociol gica de Marx da sociedade industrial

Páginas: 3 (615 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
Compressão sociológica de Marx da sociedade industrial
Marx parte do princípio de que a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a forma como os homens organizam a produção social de bens, queengloba dois fatores básicos: as forças produtivas e as relações de produção. As forças produtivas constituem as condições materiais de toda a produção. As relações de produção são as formas pelas quaisos homens se organizam para executar a atividade produtiva. Essas relações se referem às diversas maneiras pelas quais são apropriados e distribuídos os elementos envolvidos no processo de trabalho:os trabalhadores, as matérias primas, os instrumentos e as técnicas de trabalho e o produto final. Assim, as relações de produção podem ser: cooperativistas (como num mutirão), escravistas (como naantiguidade), servis (como na Europa feudal), capitalista (como na indústria moderna). Para Marx, a produção é a raiz, a base de toda estrutura social. Marx considerava que as condições materiaisdeterminam as relações dos indivíduos na vida em sociedade.
Marx em seu pensamento sociológico nos transmite uma mensagem de que as relações sociais entre os homens se dão por meio das relações deoposição, antagonismo e exploração, sendo esta o principal mecanismo de sustentação do capitalismo. Opondo-se às idéias liberalistas, que consideravam os homens, por natureza, iguais política e juridicamente,Marx negava a existência de tal igualdade natural. Ao contrário dos liberalistas que consideravam os homens livres das desigualdades estabelecidas pela sociedade, Marx dizia que numa sociedade ondepredomina o capitalismo as relações de produção inevitavelmente provocam as desigualdades sociais, sendo que essas desigualdades são a base da formação das classes sociais
A divisão da sociedade emclasses sociais pode ser explicada, segundo Marx, através da “forma como os indivíduos se inserem no conjunto de relações, tanto no plano econômico como no sociopolítico”
Aprendizagem para a mente, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educa O Sociedade E Trabalho Abordagem Sociol Gica Q2
  • EDUCA O SOCIEDADE E TRABALHO ABORDAGEM SOCIOL GICA DA EDUCA O
  • Analise Sociol gica dos Filmes
  • A Produ O Sociol Gica Brasileira
  • ESCOLA SOCIOL GICA DE CHICAGO
  • G1 Aventura Sociol Gica
  • Imagina O Sociol Gica Camisa
  • ANALISE SOCIOL GICA DE ITAJAI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!