COMPOSIÇÃO O ESTRUTURA TERRA APOSTILA

Páginas: 12 (2984 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015

COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA
OS ESTUDOS PARA O RECONHECIMENTO DAS CAMADAS
A Terra é formada por camadas concêntricas de constituição química e física diferente em cada camada. Como as camadas inferiores da Terra não são acessíveis a observações diretas, as hipóteses são elaboradas a partir de informações obtidas em escavações e sondagens. Até hoje, o poço mais profundo perfurado pelo homemfoi o de kola, na Rússia, que atingiu apenas 12 Km., sabendo-se que o raio terrestre mede aproximadamente 6.370 Km quilômetros, pode-se concluir que tudo o que o homem conseguiu em matéria de escavação não passa de um pequeno arranhão na superfície terrestre. A ciência porém, não se intimida com essa dificuldade; não sendo possível conhecer diretamente o interior do globo, ela passa a utilizarmétodos indiretos de investigação como o estudo da massa das rochas, dos meteoritos, da propagação das ondas sísmicas, do fluxo de calor no interior da Terra e do grau geotérmico, pelo efeito da gravidade, da isostasia, do magnetismo entre outros, indicam a constituição aproximada do que existe no interior da Terra.

Densidade da massa da Terra:
No século XIX, Charles Darwin observou erupçõesvulcânicas e terremotos nos Andes concluindo que a Terra era formada por uma “casca” (crosta) ao redor de uma massa fundida.
Na segunda metade do século XIX, os estudos indicaram que o raio e a massa da Terra, tinha uma densidade média de aproximadamente 5,5g/cm3. Entretanto, observou-se que essa densidade é maior que a maioria das rochas expostas da superfície terrestre que é de 2,5 a 3,0g/cm3,concluindo-se que pelo menos parte do interior da Terra era composta por material muito denso.

Meteoritos:
São fragmentos de matéria sólida provenientes do espaço. Os meteoritos são utilizados para entender a formação do Universo e correlacionados às diferentes camadas internas da terra, pressupondo-se que tiveram a mesma origem. Os meteoritos se subdividem em classes e subclasses de acordo com suasestruturas internas, composições químicas e mineralógicas.
Os meteoritos podem ser:
Sideritos: são mais encontrados (metálicos contém ferro e níquel)
Assideritos: líticos (silicatos)
Litossideritos: grupo intermediário (silicatos e metálicos)
Os sideritos e meteoritos pétreos foram usados nos estudos e sugeriu-se que a Terra teria um núcleo composto por uma liga de ferro e níquel, envolto em um mantode silicatos de ferro e magnésio.
Os assideritos ou meteoritos rochosos apresentam uma composição similar as rochas que constituem as camadas internas da litosfera. Já os sideritos não são similares as rochas da Terra, por isso, o núcleo do globo parece apresentar a mesma constituição.

Propagação das ondas sísmicas:
A sismologia estuda o comportamento das ondas sísmicas (vibração, velocidade etrajeto) ao atravessarem as diversas partes internas do planeta, indicando suas características. A análise sismológica dos muitos sismos (tremores de terra) que ocorrem em todo o planeta Terra, em regiões atualmente bem conhecidas, foi um dos principais métodos que levou à concepção de um modelo para a estrutura da Terra. Para que possamos perceber, não só como foi concebido o referido modelo, mastambém o próprio modelo teremos que ter em conta alguns conceitos básicos de sismologia.
Na figura abaixo está representado, de forma muito simplificada, um bloco diagrama representativo de um sismo.



Sismos são abalos naturais da crosta terrestre que ocorrem num período de tempo restrito, em determinado local, e que se propagam em todas as direções (Ondas Sísmicas), dentro e à superfície dacrosta terrestre, sempre que a energia elástica (movimento ao longo do plano de Falha) se liberta bruscamente em algum ponto (Foco ou Hipocentro). Ao ponto que, na mesma vertical do hipocentro, se encontra à superfície terrestre dá-se o nome de Epicentro, quase sempre rodeado pela região macrossísmica, que abrange todos os pontos onde o abalo possa ser sentido pelo Homem.
A energia libertada no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução às Geociências e Composição e Estrutura da Terra
  • Movimentos da terra e Composição e Estrutura vertical da atmosfera
  • Estrutura da terra
  • Estrutura da terra
  • Estrutura da Terra
  • Estrutura da Terra
  • ESTRUTURAS DA TERRA
  • Estrutura da Terra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!