Autores portugueses e brasileiros do arcadismo

Páginas: 8 (1850 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Autores do arcadismo

Autores portugueses
Autor
Nicolau Tolentino de Almeida (Lisboa, 10 de Setembro de 1740- 23 de Junho de 1811) foi um poeta português. Pertenceu ao movimento da Nova Arcádia (1790-1794).
Aos vinte anos ingressou em Leis na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, mas ao invés dos estudos tinha vida boêmia e de poeta. No ano de 1765 tornou-se professor de retórica,numa das cátedras criadas pelo Marquês de Pombal, após a expulsão dos jesuítas.1
Seus versos continham sempre pedidos, pleiteando um cargo na secretaria de estado, até que este foi satisfeito, com a nomeação como oficial de secretaria.1
Foi um professor durante quinze anos, mas esta vida o desagradava. Inadaptado e descontente até conseguir o posto na Secretaria dos Negócios do Reino. Obteve tudoquanto pretendeu, o que não o fez deixar de deplorar uma suposta miséria.
Bom metrificador, compôs sátiras descritivas e caricaturais, sonetos e odes, que reuniu em 1801 num volume chamado Obras Poéticas. Ficou na superficie, mas apreendeu bem os erros e ridículos da época. O seu cômico consistia no agravamento das proporções , hipertrofiando o exagero, que encontrava.
Usavam-se, então, penteadosmuito altos, daí o haver Tolentino informado que lá se podiam esconder os mais variados objetos: Uma arca, um colchão e até mesmo um homem. Ridiculariza as que se enfeitavam com vistosas cabeleiras, sem melhorar o juízo; as velhas que recorriam à formosura postiça; os vadios e ociosos; os maridos que apanhavam da mulher. Disse mal dos seus professores e até das suas aulas.
Escreveu as seguintesobras poéticas:1

Miscelânea Curiosa e Proveitosa
Bilhar
Passeio
Função
Guerra
Amantes
Obras poéticas de Nicoláo Tolentino de Almeida, Tom. I
Obras poéticas de Nicoláo Tolentino de Almeida, Tom. II ra
Obras posthumas


autor
António Dinis da Cruz e Silva nasceu em Lisboa, em 1731, filho de uma modesta família lisboeta, cujo pai imigrou para o Brasil pouco antes do seu nascimento, deixando a educaçãodos filhos a cuidado de sua esposa.
António Dinis estudou Latim e Filosofia no Colégio dos Oratorianos e, em 1747, entrou na Universidade de Coimbra onde estudou Direito, altura em que terá escrito os seus primeiros poemas.
Poeta do Neoclassicismo, fundou em Lisboa, em 1756, juntamente com dois outros bacharéis em Direito, Esteves Negrão e Teotónio Gomes de Carvalho, aos quais se juntou mais tardeCorreia Garção, a Arcádia Lusitana ou Olissiponense, adoptando o pseudónimo arcádico de gosto clássico Elpino Nonacriense.
Seguiu a magistratura, sendo nomeado juiz em Castelo de Vide, em 1759, e em Elvas, em 1764. Mais tarde, foi promovido a desembargador da Relação do Rio de Janeiro. Nomeado posteriormente desembargador da Relação do Porto, regressou a Portugal, em 1774.
Em Julho de 1790 foinomeado Desembargador da Casa da Suplicação. Nesta qualidade foi de novo ao Brasil como parte da comitiva enviada a este território para julgar os réus da revolta que ficou conhecida por Inconfidência Mineira (o célebre caso Tiradentes), na qual estavam implicados amigos seus poetas, tais como Tomás António Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Inácio José de Alvarenga Peixoto.
Em Dezembro de 1792, foinomeado para exercer as funções de Chanceler da Relação do Rio de Janeiro e seis anos depois conselheiro do Conselho Ultramarino, funções que o obrigavam regressar a Lisboa, mas onde não teve tempo de regressar, pois faleceu no Rio de Janeiro a 5 de Outubro de 1799.

OBRAS.....

• o criador do poema herói-cómico "O Hissope",
• "Odes Pindáricas",
Autor
Bocage(1765-1805) nasceu em Setúbal, Portugal, no dia 15 de setembro de 1765. Filho de José Luís Soares de Barbosa, juiz de fora e ouvidor, e de Mariana Joaquina Xavier l'Hedois Lustoff du Bocage, descendente de família da Normandia, região histórica do noroeste da frança.
Bocage (1765-1805) foi poeta português. O mais importante poeta português do século XVIII. O grande poeta do Arcadismo de Portugal. Sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Autores do arcadismo
  • Arcadismo brasileiro
  • Arcadismo Brasileiro
  • O Arcadismo brasileiro
  • Autores Portugueses Contempor Neos
  • Arcadismo Brasileiro
  • Autores brasileiros
  • Autores Portugueses DO S C

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!