Arcadismo

Páginas: 4 (762 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Arcadismo
Origem do arcadismo, características, poetas, arcadismo no Brasil, principais poemas do arcadismo brasileiro,
 literatura brasileira, obras poéticas, cultura no período do ciclo do ouro.Introdução 
O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, surgiu no continente europeu no século XVIII, durante uma época de ascensão da burguesia e de seus valores sociais,políticos e religiosos. Esta escola literária caracterizava-se pela valorização da vida bucólica e dos elementos da natureza. O nome originou-se de uma região grega chamada Arcádia (morada do deus Pan).Os poetas da escola literária escreviam sobre as belezas do campo, a tranqüilidade proporcionada pela natureza e a contemplação da vida simples. Portanto, desprezam a vida nos grandes centrosurbanos e toda a vida agitada e problemas que as pessoas levavam nestes locais. Os poetas arcadistas chegavam a usar psedônimos (apelidos) de pastores latinos ou gregos.
O Arcadismo em Portugal– Bocage
O Arcadismo português vai desde 1756 (fundação da Arcádia Lusitana) até 1825, data da publicação do poema Camões, de Almeida Garrett, que marca o início do estilo de época seguinte –o Romantismo.
O principal autor do Arcadismo em Portugal é Bocage, que apresenta também uma fase mais próxima do Romantismo.
Manuel Maria Barbosa du Bocage, de origem francesa pelo ladomaterno, nasce em Setúbal, 1765, e falece em Lisboa, 1805. Muito cedo começa a escrever versos. Ingressa, em 1783, na Academia da Marinha, onde mantém contato com poetas e boêmios da época. Fixou-seem Lisboa, em 1790, ano que marca o início de sua atividade literária. Consegue renome, compondo uma elegia sobre a morte do filho do Marquês de Marialba. Nos últimos meses de sua vida, reconcilia-secom a religião e escreve os célebres sonetos: Meu ser evaporou na lida insana e Já Bocage não sou. Deixou-nos uma vasta obra – Rimas (1791 – 1804).
Bocage é considerado o maior e o melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • arcadismo
  • O Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!