COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

789 palavras 4 páginas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Robbins (2002, p.6) – “O comportamento organizacional é o campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.
O comportamento organizacional envolve o estudo da aprendizagem, criatividade, motivação, personalidade, o desempenho, ética , incluindo a psicologia, sociologia ,comunicação e gestão.

Objetivo do Comportamento Organizacional:
Tem como objetivo obter uma melhora e maior compreensão , entre diferentes fatores que geralmente inlfuenciam a dinâmica individual e em grupo no ambiente organizacional. Também sendo possível solucionar problemas como: retenção de talentos, turnover, intrigas , invejas.
O comportamento organizacional estuda dois níveis , o individual , e o grupal. O nível individual , estuda-se as expectativas, motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho. O nível grupal estuda-se a formação das equipes, grupos, as funções desempenhadas por estes, a comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto.
O comportamento organizacional tem como principal função, melhorar a qualidade, rendimento e convívio dos colaboradores, fazendo com que haja um melhor desempenho e da organização.

A importância da Liderança
Para que haja um bom comportamento organizacional , é necessário que haja profissionais que saibam liderar, pois a liderança é um papel – chave no novo cenário, o profissional deve sempre buscar por excelentes resultados práticos.
O líder deve ser capaz de inspirar seus colaboradores, despertando a curiosidade e a ousadia em assumir responsabilidade e riscos inerentes à sua área de atuação.
A maior parte de mudanças dentro d organização, não está no que fazemos, e sim em como fazemos.
As pressões nas organizações estão a

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas