COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

396 palavras 2 páginas
1- O que é comportamento organizacional?
Devido a adversidade e as constantes mudanças as organizações são influenciadas a operar conforme as forças dinâmicas, ou seja, os ambientes externos e os ambientes internos são fatores que compõem e estimulam o comportamento organizacional, levando as organizações a refletir em como atender as necessidades empresariais e a valorização do profissionais.
2- Cite exemplos de forças exógenas e endógenas que atuam na construção do comportamento organizacional.
Forças exógenas (ambiente externo) – Fatores econômicos, competitivos, sociais, demográficos, tecnológicos, políticos e jurídicos.
Forças endógenas (ambiente interno) – Perfil dos profissionais (idade, raça, sexo, valores, crenças, atitudes, religião, orientação sexual, nacionalidade, etnia e naturalidade).
3- O que é a percepção seletiva?
Tendência das pessoas em ver e ouvir somente fatos e argumentos que apoiam ou reforçam suas crenças e de não absorver o que é incompatível do seu ponto de vista.
4- Por que a percepção seletiva de cada pessoa torna-se um desafio gerencial para as lideranças?
Os indivíduos possuem diferentes necessidades, contextos de vida, sonhos, em geral suas particularidades. E um bom gestor deve apoiar seus empregados para que eles atuem de forma desejada e com um objetivo comum, alcançar os resultados esperados.
5- Cite as principais diferenças entre os lideres autocráticos, participativos e consultivos.
Lideres autocráticos – São lideres centralizadores de poder e processos decisórios, tende agir de forma negativa com punições e ameaças. Seu lado é positivo quando torna o processo decisivo mais ágil.
Lideres participativos – Descentraliza autoridade. O líder e o grupo agem como uma unidade social única, compartilhando responsabilidades.
Lideres consultivos – Tendem a abordar os empregados para solicitar opinião antes da decisão final, porém nem sempre estas consultas são consideradas, levando essa liderança a ser

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas