comportamento Organizacional

Páginas: 7 (1672 palavras) Publicado: 11 de junho de 2014
Comportamento Organizacional
Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas.
É uma ciência interdisciplinar, por ser sistema cooperativo racional, a organização, somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que as compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.Por essa razão, a organização , caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia.
Da mesma forma que uma organização tem expectativas acerca de seus participantes,

Resumo por outas fontes:
É o estudo do funcionamento e estrutura das organizações, sendo estudado o comportamento dos grupos e indivíduos e, caracterizado, portanto, como uma ciência interdisciplinar. Aorganização espera que o empregado obedeça a sua autoridade, a em contrapartida o empregado espera que a organização possua
atitudes corretas e justas com ele. Os sociólogos referem-se a isso como “norma de reciprocidade”, enquanto os psicólogos, “contrato psicólogo”, que nada mais é que um entendimento entre indivíduo e organização, que vai além do contrato formal, ou em outras palavras, é o que ambosesperam ganhar com o contrato formal.
Para Chiavenato (2003), há três níveis diferentes de comportamento nas organizações que podem ser explorados: a macroperspectiva do comportamento organizacional que discute o comportamento do sistema organizacional como totalidade; a perspectiva intermediária do comportamento organizacional no qual aborda o comportamento de grupos e equipes na empresa; e omicroperspectiva do comportamento organizacional que trata do comportamento individual de cada colaborador ao trabalhar sozinho na corporação.

Teoria do equilíbrio organizacional
Ao estudar os motivos que as pesoas cooperam ,os behavioristas visualizam a organização como um sistema que recebem contribuição como participante sob a forma de dedicação ao trabalho em troca oferece alicientes eincentivos. Os conceitos básicos dessa teoria são as seguintes:
A- incentivos ou alicientes: são pagamentos feitos pela organização,ao seus participantes( como salário,benefícios, prêmios de produção,gratificações, elogios,oportunidade de crescimentos, e promoções,reconhecimentos, tec..)

B- Utilidade de incentivos: cada incentivo possui um valor,de utilidade que varia de indivíduo para indivíduo:a função utilidade,subjetiva para cada indivíduo em função de suas necessidades pessoais.
C- contribuições: são os ‘pagamentos’ que cada participante executa, em suas organização( como trabalho,dedicação, esforço, e desempenho, assiduidade, pontualidade,lealdade,reconhecimento,tec..)

D- Utilidades das contribuições. È o valor que o esforço que um indivíduo tem para organização, a fim quealcance seus objetivos.

Origens da Teoria Comportamental
As origens da Teoria Comportamental da Administração são as seguintes:
1. A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas (com sua profunda ênfase nas pessoas) em relação à Teoria Clássica (com sua profunda ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional) caminhou lentamente para um segundo estágio: a Teoria Comportamental.2. A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, rejeitando concepções ingênuas e românticas da Teoria das Relações Humanas.
3. A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, havendo autores que vêem no beheviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais da administração, ao conceito de autoridade formal e àposição rígida e macanística dos autores clássicos.
4. Com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia, aplicando o campo da teoria administrativa.Também com relação à Teoria Burocrática, mostra-se muito crítica, principalmente no que se refere ao " modelo de máquina" que aquela adota para representar a organização.
5. Em 1947 surge um livro que marca o início da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento organizacional
  • Comportamento Organizacional
  • comportamento organizacional
  • comportamento organizacional
  • Comportamento Organizacional
  • Comportamento organizacional
  • Comportamento organizacional
  • Comportamento organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!