COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

524 palavras 3 páginas
A contextualização teórica da temantica comportamento organizacional e clima Organizacional.

O Clima e a Cultura Organizacional influenciam as Práticas de Recursos Humanos. É importante estudar o Clima e a Cultura Organizacional por que são dois fatores determinantes para satisfação das pessoas dentro de uma organização, pois as organizações não são apenas um lugar onde os homens passam a maior parte da sua vida diante de máquinas ou sentados numa secretária. De fato as organizações são também o ponto de encontro de influências humanas, sociais e econômicas que se conjugam e se opõem. Então podemos dizer que as ações humanas são fontes de criação de significados e interpretações que caracterizam os aspectos cognitivos dentro das organizações, por isso é muito importante ter em consideração os processos interativo dos seus colaboradores,porque quando os indivíduos e o grupo interagem, criam regras que dão sentido e significado as organizações.
Por isso, estudar o Clima e a Cultura Organizacional é conhecer a influência das organizações sobre a vida dos indivíduos, o que pode se fazer sentir na forma como as pessoas vivem,vestem, nos seus sistemas de valores, suas expectativas, convicções e motivações. Também o inverso acontece: as organizações são profundamente influenciadas pelas formas de pensar e sentir dos seus colaboradores.
É relevante estudar esses dois aspectos que são inseparáveis dentro de uma empresa, uma vez que o Clima organizacional por um lado é um indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa e por outro lado, resulta das interações dos elementos que compõe a cultura organizacional. Por isso esses dois fatores ocorrem simultaneamente dentro de uma organização.
Conhecendo o Clima e a Cultura Organizacional de uma empresa, podemos ter o feedback acerca dos comportamentos e atitudes organizacionais e planear possíveis mudanças. No caso desses dois fatores interferirem de forma negativa no relacionamento dos seus recursos

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas