Comportamento Macrorganizacional

662 palavras 3 páginas
WAGNER III, John A. e HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional; Criando Vantagem Competitiva. São Paulo: Saraiva, 1999 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Tem sua origem no final do ano de 1940.
Divide-se em três áreas bem distintas:

Comportamento MICRORGANIZACIONAL: Ocupa-se no trabalho do indivíduo (diferenças individuais). Deriva dos estudos da Pesquisa Comportamental e da Psicologia.
Vertentes da Psicologia: experimental (teoria da aprendizagem, motivação, percepção e estresse), clínica (modelo de personalidade e desenvolvimento humano), industrial (seleção de emprego, atitudes no local de trabalho e avaliação de desempenho).

Comportamento MESORGANIZACIONAL: Concentra-se na compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e em grupos. Originada da Psicologia Social, Comunicação e da Sociologia Interacionista. Trabalha tópicos como socialização, liderança e dinâmica de grupo.

Comportamento MACRORGANIZACIONAL: Diz respeito à compreensão dos comportamentos de empresas inteiras.
Derivado da Economia (competição e eficiência), Sociologia (estrutura, status social e relações institucionais), Antropologia Cultural (simbolismo, influência cultural e análise comparativa) e Ciências Políticas (poder, conflito, negociação e controle).

COMPORTAMENTO MICROORGANIZACIONAL
Diferenças individuais: Faixa etária, de gênero, etnia, valores, crenças, aptidão física, aptidões cognitivas, dimensões de personalidade, percepção, criatividade, capacidade de decisão, são características individuais que devem adequar-se ao cargo que o indivíduo irá desempenhar.

Três maneiras de capitalizar as diferenças individuais:

TREINAMENTO

SELEÇAO

REENGENHARIA

Seleção e colocação: Avaliação da pessoa e cargo com finalidade de adequação entre

Relacionados

  • Comportamento organizacional
    2673 palavras | 11 páginas
  • EXERCICIOS
    10048 palavras | 41 páginas
  • Desenho
    234188 palavras | 937 páginas