COMPLETA Unip Aposlita de Geopolitica GRI 2014

19255 palavras 78 páginas
APOSTILA

UNIP
Apostila de Geopolítica

1

GEOPOLITICA, REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Esta disciplina oferece uma abordagem contemporânea da Geopolítica, Regionalização e Integração. O estudo das macro-políticas e novas fronteiras nacionais. Trata das novas interações e tendências econômicas dos países no cenário global. A compreensão do advento da regionalização e integração de mercados. Analisa a tendência do fim das fronteiras físicas para os produtos e os fatores de produção. Trata das perspectivas e cenários futuros e como o Brasil se insere neste momento. As entidades supranacionais e seu papel nessa atual geopolítica internacional. Neste contexto faz parte do conhecimento às propostas de:
Os Fundamentos da Geopolítica; As Doutrinas geopolíticas do estado moderno; A relação entre
Espaço e Poder; A Geopolítica e Imperialismo; As Abordagens recentes da Geopolítica; A nova ordem mundial e a Geopolítica.

Prof. Dr. Almir Volpi
Revisão e atualização: Profa.Me. Carolina Galdino

UNIP
Apostila de Geopolítica

GEOPOLÍTICA
Conceitos Centrais:
A Geopolítica é uma área de estudos que tem como objetivo interpretar os fatos da atualidade, por meio do entendimento das relações recíprocas de poder político e espaço geográfico. É um componente dos estudos das Relações Internacionais que interfere em todos os campos do saber, como na economia, gestão pública, e nos demais assuntos dos Estados, pois leva em consideração a posição geográfica dos países e suas ações no cenário internacional. Essas ações (decorrentes de interesses específicos) podem estar voltadas ao seu desenvolvimento, econômico, social e político, usando como parâmetros principais as informações geográficas.
As relações travadas entre os países que compõe o mundo, ou seja, as relações interestatais são fundamentadas pelos contatos estabelecidos entre os diferentes grupos socialmente organizados, que, por sua vez, dão origem às relações internacionais. Todas as ações, fenômenos que transcendem as fronteiras de

Relacionados