complementortysertse

1970 palavras 8 páginas
FOLHA COMPLEMENTAR

ASSUNTO: Calor e Energia PAG.: 02

4.4 - Termômetro de Gás

Este tipo de termómetro utiliza um gás como fluido termométrico. É constituído por uma massa fixa de gás num volume constante. Medindo a pressão com um manómetro, pode inferir-se a temperatura a partir da equação dos gases perfeitos. Os materiais do termômetro não podem sofrer dilatações apreciáveis no intervalo de temperaturas que vão medir, para que o volume não se altere e não se introduzam erros na medição. Nestes termômetros usa-se como ponto de referência a temperatura do estado em que coexistem, em equilíbrio os três estados físicos da água gelo, água líquida e vapor. Ao colocar o sistema, cuja temperatura se pretende medir, em contato térmico com o termómetro de gás, a temperatura deste varia, fazendo variar a pressão de acordo com a 2ª lei de Charles e Gay-Lussac. Esta lei permite, pois, determinar a temperatura que se quer medir.

4.5 - O fluido de calor

Apesar de ouvirmos falar de calor desde os tempos das cavernas foi provavelmente um médico escocês que gostava de física e química chamado James Black que nomeou este fenômeno, ele explicou que o calor é capaz de interpenetrar todos os campos materiais. Definiu que: uma caloria como sendo a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um grama de água de 14,5 ºC, sob pressão normal, eleva sal temperatura a 15,5 ºC.
O conceito calorimétrico explica que o calor é um agente físico que se transfere de um corpo para outro mais frio devido ao desnível térmico de ambos. Definimos também que o calor é uma energia que se transfere de um corpo para outro mais frio devido ao desnível térmico entre eles.
As leis Fundamentais da Calorimetria são EX:
A analogia de calor foi aprimorada por Sadi Carnot que morreu em 1832 que comparou a máquina a vapor, na qual o trabalho mecânico é produzido pelo calor fluido de uma caldeira com uma roda hidráulica, na qual o trabalho é produzido pela queda de água de um nível mais

Relacionados