COMPILA O JUSTIANEIA

595 palavras 3 páginas
Fabyo Alves Barbosa
Turma: 2-B Noite
COMPILAÇÃO JUSTIANEIA
[...] realizou a grande obra do império romano [...], inspiração para o direito [...] vencer do tempo. È o Corpus Uiris Civilis,[...] código de Justiniano ( Codex Vetus), Digesto, Instituitas, Código de Preleção Repetidas e Novelas.

Codex Vetus
Preocupado com [...] legislativo e jurisprudencial [...] nomeou [...] dez membros, sob a direção de Triboniano, para que reunisse, compilasse, as constituições imperiais até não vigente,[...] fosse elaborado um código que trouxesse o seu nome [...], justificava sua pretensão, dizendo: “a Majestade Imperial há não somente de impor-se pelas armas [...], munir-se das leis , [...] tanto na guerra como na paz possa governa sabiamente, [...] o príncipe romano vencedor nas lutas contra os inimigos [...], pelos trâmites legais, [...].
Esta obra [...] refundiu os códigos anteriores [...], e se chamou Movus Iustiniani Codex e, posteriormente, Codex Vetus.

Digesto ou Pandecta
[...], o imperador, por meio da constituição Deo Auctore, [...], encarregou Triboniano de organizar uma comissão para compilar os “jura”, [...], obra dos antigos jurisconsultos. [...], concedeu um prazo de dez anos. Contudo, após três anos [...] o trabalho estava concluido. [...], os compiladores reseolveram denomina-lo Digesto ou Pandecta [...]. Digesto [...] era dirigido, organizado, classificado. Pandecta seria, então: encerra, abrange tudo.
[...] 50 livors, organizados na ordem do edito parpétuo, dividido em 1443 titúlos, 90138 fragmentos e distrinuidos e 7 partes.

Instituição
[...] Justiniano determinou que Triboniano, Doroteu eTeófilo organizasem um manual escolar que facilitasse aos estudantes a apredizagem do direito, [...]. Era a vontade do imperador voltada para que “ os estudantes pudessem aprender as leis[...] e não mais as fabulas antigas.
Somete as escolas de Constantinopla, Roma e Barito podiam ensianar o direito, [...] duração de 05 anos.

Codex ou Código de Preleção Repetida
[...].

Relacionados

  • historia do direito romano
    49448 palavras | 198 páginas