COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

Páginas: 25 (6241 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
2.1 PROJETO
2.1.1-Conceito de Projeto
O conceito de Projeto está relacionado a um conjunto de formas de análises e seus processos, variando em função de vários contextos e tipologia, como também podendo variar de acordo com os objetivos propostos.
A norma NBR 13.531:1995 descreve e padroniza o projeto relacionando cada subdivisão do processo de projeto de edificações, limitando-se apenas àdescrição das atividades técnicas, com ênfase nas etapas do processo de projeto, a saber: levantamento, programa de necessidades, estudo de viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal, projeto básico e projeto executivo.
Para Dinsmore (1992), o projeto é um empreendimento com começo e fim bem definidos, dirigido por pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros decusto, tempo e qualidade.
Para Melhado (1994), o projeto é uma atividade ou serviço que faz parte do processo de construção, responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas de uma determinada obra, que serão consideradas na fase de execução.
Segundo Valeriano (1998), o projeto é um conjunto de ações executadas de forma coordenada,onde são alocados recursos humanos, financeiros, materiais e serviços de gerenciamentos, compras e transportes para que em determinado prazo se alcance determinado objetivo. Ainda para Valeriano (1998), o projeto de engenharia é a elaboração e consolidação das informações destinadas à execução de uma determinada obra, fabricação de um produto, fornecimento de um serviço ou execução de umprocesso.
Na visão dos autores Lockhart e Johnson (2000) apud Ferreira (2007) o processo de projeto é formado pela interação entre a identificação do problema e idealização de uma ou mais soluções seguida por um processo de decisão e seleção da solução de projeto. Após o primeiro processo de decisão e seleção da solução de projeto, segue-se para o processo iterativo de refinamento e análise que seráseguido por um novo processo de decisão e seleção da solução de projeto. Tomadas às decisões finais passa-se ao detalhamento e documentação das soluções, conforme Figura 2.1.1. Este processo ao final acaba por possuir três vertentes, sendo elas: visualização da ideia, comunicação da ideia e documentação do projeto.

Figura 2.1.1 – Processo de projeto (LOCKHART e JOHNSON, 2000 apud FERREIRA, 2007)Para Novaes (1998) o projeto conceitua-se em dois sentidos: o estático – quando se refere ao projeto como produto, constituído de elementos gráficos e descritivos, ordenados e elaborados a atender às necessidades da etapa de produção e o dinâmico - quando se refere ao projeto no sentido de processo, no qual as soluções são elaboradas e compatibilizadas incorporando um caráter tecnológico egerencial. Também Lockhart e Johnson (2000) apresentam uma visão do processo de projeto que culmina com a representação gráfica do projeto.
Autores como Dinsmore (1992), Melhado (1994) e Valeriano (1998) trazem uma visão do processo de projeto sob a ótica do desenvolvimento do produto, desde a concepção, execução, utilização e manutenção deste produto.
A norma NBR 13531:1995 aborda o projeto com foconas descrições das atividades e divisões de etapas com partes sucessivas, onde estão alocados os processos de desenvolvimento das atividades técnicas do projeto. Os itens da norma e a sua subdivisão apresentam uma visão mais restrita, com conceitos bastante genéricos, com lacunas e indefinições com relação a esses conceitos, apresentado o produto centrado na entrega destas etapas. (TZORTZOPOULOS1999).

2.1.2 A importância do Projeto
O projeto exerce considerável influência sobre os custos das edificações, principalmente devido à grande possibilidade de alternativas existentes nesta fase, e é justamente nesta fase onde poucas despesas foram realizadas (PICCHI 1993). Para Hammarlund e Josephson (1992) as decisões que influenciam na redução dos custos do empreendimento devem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compatibilização de Projetos
  • Compatibilização de projetos
  • COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
  • compatibilização de projetos
  • COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
  • Compatibilização de projetos
  • Compatibilização de Projetos
  • Compatibilização de projetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!