Compare as respostas

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
INTRODUÇÃO:
Em uma analise gravimétrica utiliza-se uma serie de operações para se determinar a quantidade de constituinte de uma amostra, tanto por pesagem direta do elemento puro, quanto por um de seus derivados cuja composição é conhecida e bem definida, o principal processo desse tipo de analise é a pesagem dos compostos a serem determinados, assim a massa do produto é usada paradeterminar a massa do analito (parte de interesse da amostra) na amostra inicial. As principais vantagens da analise gravimétrica constituem-se em operações unitárias de fácil execução e utilizam-se equipamentos simples; entretanto as desvantagens são: tempo muito longo para sua execução e sujeito a uma serie de erros acumulativos. No procedimento de uma analise gravimétrica devem-se observar etapassucessivas que compõe esse tipo de analise, a saber: preparo da amostra, preparo da solução, ataque da amostra, precipitação e digestão, filtração, lavagem, calcinação ou secagem, pesagem, cálculos. Para se iniciar uma analise gravimétrica é necessário que o elemento desejado esteja em solução, através de um tratamento químico escolhido de acordo com a natureza da amostra a ser realizada. Naprecipitação, o elemento a ser dosado é separado da solução através da formação de um precipitado conveniente escolhido em cada caso. A digestão é o tempo em que o precipitado após ter sido formado, permanece em contato com o meio de precipitação (água-mãe). Na filtração é feito o processo de separação do precipitado do meio em que se processou sua formação. Após, deve-se submeter o precipitado a umprocesso de lavagem, através do qual se remove parte da água-mãe que ficou nele retida e eliminam-se as impurezas solúveis e não voláteis na temperatura de secagem ou calcinação a que o precipitado será submetido. Após a filtração e a lavagem do precipitado, este deve ser seco e calcinado antes de ser pesado. A secagem é utilizada simplesmente para a remoção de água da lavagem residual, esta secagemé feita em estufa elétrica. A pesagem é a etapa final da analise gravimétrica, que é feita através de uma balança analítica colocada em cima de uma mesa bastante sólida para evitar vibrações que possam provocar erros de medida.
OBJETIVOS: O objetivo desta prática é a determinação da concentração de cloreto de sódio em soro fisiológico por gravimetria.
REAGENTES E MATERIAIS:
*
* 1 Pipetavolumétrica de 50 mL
* 1 Béquer de 250 ml Sistema de aquecimento (Bico de Bunsen, tripé e tela de amianto)
* Estufa
* Balança analítica
* 15 mL de soro fisiológico (amostra)
* Água destilada
* Ácido nítrico (HNO3) concentrado
* Solução aquosa de nitrato de prata (AgNO3) 1,0 mol/L
* 1Proveta de 100 mL
* 1 Pipeta graduada de 1 mL
* 1 Bastão de Vidro* 1 Vidro de relógio
* Papel alumínio
* Bomba de vácuo

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

* Pesou-se um papel filtro e anotou-se sua massa com precisão de três casas após a vírgula.
* Mediu-se com precisão, aproximadamente, 2,0 gramas de cloreto sódio (anotou-se a massa);
* Transferiu-se para um béquer de 250 mL, previamente envolvido em papel alumínio;
* Dissolveu-seo conteúdo em 50 mL de água destilada;
* Adicionou-se 0,5 mL de ácido nítrico concentrado à solução;
* Adicionou-se, lentamente, com auxílio da proveta e do bastão de vidro, 15 mL de solução de nitrato de prata 1,0 mol/L. Observação: Esta adição e as etapas seguintes devem ser feitas na ausência de luz.
* Aqueceu-se a solução até quase fervura, com agitação constante, em chamabaixa do bico de Bunsen. Manteve-se esta temperatura até a coagulação do precipitado e até o líquido sobrenadante tornar-se límpido;
* Cessou-se o aquecimento e a agitação, manteve a solução em repouso durante 3 minutos para a separação do precipitado e crescimento dos cristais;
* Manteve-se o béquer com a solução em repouso por 30 minutos, ao abrigo da luz, coberto com vidro de relógio e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compare as Respostas
  • Compare as respostas
  • Compare as Respostas
  • Compare as Respostas
  • Compare as respostas
  • Compare as respostas
  • Compare as respostas
  • Compare as Respostas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!