Comparação entre matrix o mundo de sofia e ev de joao

368 palavras 2 páginas
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Disciplina: Fundamentos de filosofia
Professor: Everton
Aluno: Vinícius Menezes Borges

Introdução
O objetivo do seguinte trabalho é realizar uma comparação crítica entre os filmes “Matrix”, “O mundo de Sofia” e o evangelho de João Cap 1, versículos 1 a 14, para a disciplina Fundamentos de filosofia.

Desenvolvimento

“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (...)”

O trecho do evangelho de João demonstra claramente uma visão mitológica a respeito da formação do universo, onde o mundo haveria sido criado unicamente por Deus, e sem Deus nada existiria. No trecho lido também é passada a idéia de que todo conhecimento pertencia a Deus e que ao homem foi dado o direito de escolher ser filho dele, desde que tenham fé.
O filme Matrix trata de o mundo imaginário, onde Neo foi o escolhido para descobrir a verdade. O filme traz um questionamento a respeito do que é real e do que é imaginário, isso fica bem claro no momento em que Morfeu faz uma pergunta a Neo: “Você já teve em um sonho que parecia verdadeiro? E se você não conseguisse acordar desse sonho? Como você saberia a diferença entre os sonhos e o mundo real?”. O filme possui uma narrativa que ultrapassa a ficção científica, passando pela metafísica.
O filme O mundo de Sofia trata da história do conhecimento filosófico, que vai desde a pré-filosofia até o mundo contemporâneo, passando por diversos filósofos. No filme, a protagonista Sofia, recebe cartas de um professor de filosofia com perguntas do tipo: “Quem é você?”, “De onde veio o mundo?”, até encontrar pessoalmente o mesmo. A idéia do filme é de que apenas o conhecimento pode trazer a liberdade ao homem.
Os dois livros e o trecho bíblico trazem a visão do mundo sob perspectivas diferentes, a mitológica, científica (ou metafísica?), e filosófica.

Relacionados

  • Pim 1
    13722 palavras | 55 páginas
  • Kçlskdfçlksmdfçlkamsdfçlkamsdçflkamdsfçlkamsdf
    54523 palavras | 219 páginas
  • C
    155362 palavras | 622 páginas