COMPARAÇÃO MAQUIAVEL E ROUSSEAU

Páginas: 10 (2476 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-FCHS
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1° ANO
PERÍODO NOTURNO



JOÃO ANTONIO CARDOSO RICHTER
VINÍCIUS SANTOS TEIXEIRA





TRABALHO DE FILOSOFIA POLÍTICA – COMPARAÇÕES ENTRE NICOLAU MAQUIAVEL E JEAN-JACQUES ROUSSEAU













FRANCA
2014
Introdução:

Este trabalho tem o intuito comparar e discutir as linhas de pensamento de dois grandes pensadores políticos,Nicolau Maquiavel e Jean-Jacques Rousseau, desde os períodos históricos em que viveram, observando influências de suas épocas e quem eles influenciaram, até pontos importantes discutidos em suas obras, tais como: os conceitos da natureza do homem; estudos e interpretações da sociedade; e os caminhos da história do Homem.
Dos temas acima, observa-se que eles destoam em vários aspectos, como a bondadeda natureza do Homem, Maquiavel argumentando que o homem é mau e egoísta por natureza e Rousseau defendendo que o Homem é um ser bom no Estado de Natureza; assim como discordam, também, sobre o andamento do desenvolvimento da história, o primeiro a vê como cíclica, e o segundo, como linear.
Aqui também serão trabalhado alguns temas a que ambos fizeram referência, sem se contradizer ou seafirmarem. Um exemplo seria a questão da moral, sobre a qual Maquiavel fala na política, enquanto Rousseau fala dela no contexto de liberdade.


























CONTRASTES ENTRE OS PENSADORES POLÍTICOS NICOLAU MAQUIAVEL E JEAN-JACQUE ROUSSEAU

Contexto histórico de cada um dos filósofos

Primeiramente, faz-se aqui necessário observar o contexto histórico de ambos os autores para entender seuspensamentos, seus ideais, suas influências e quem eles, mais tarde, influenciariam.
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1469, época do Renascimento, momento histórico que resgata os valores da cultura greco-romana. Nesse período, a Itália encontrava-se fragmentada e ameaçada por potências estrangeiras, como por exemplo, a França e a Espanha. Em tal contexto, Maquiavelsentiu-se incentivado a escrever “O Príncipe”, sua obra mais famosa, dedicada à família Medici, na qual pregava a unificação da Itália. Faz-se necessário lembrar que ele também é autor da obra “Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio”, na qual ele tem um posicionamento republicano, em contraste à primeira obra citada.
Em comparação a Maquiavel, temos Jean-Jacques Rousseau, nascido em 1712, emGenebra, na Suíça, vivenciando o Iluminismo, período em que igualdade, liberdade e fraternidade são as palavras de ordem. Apenas esse contexto histórico, do qual Rousseau muitas vezes não compartilha homogeneamente, já é importante para entender sua linha de raciocínio e por que destoa de Maquiavel. Rousseau é um filósofo contratualista, o qual prega a necessidade de um Contrato Social, o únicométodo de manter a vontade do soberano, que seria o Povo.
Uma vez que a humanidade sofreu muitas mudanças, no campo político, social e econômico, esses dois autores acabaram tendo muitas diferenças de pensamento e de conceitos.

Visão sobre o Homem: bom ou mau?

Na obra de Nicolau Maquiavel, ele fala sobre a natureza do Homem de forma sutil, ou seja, não explícita. Quando ele faz referências aesse assunto, ele o exemplifica através dos mercenários, dos exércitos e dos próprios súditos e nobres.
Iniciando esse pensamento do autor, fala-se dos mercenários. Observa-se a opinião dele através da citação: “As (tropas) mercenárias e a as auxiliares são inúteis e perigosas e se alguém tem o seu Estado apoiado nas tropas mercenárias, jamais estará firme e seguro, porque elas são desunidas,ambiciosas, indisciplinadas, infiéis; não tem temor a Deus e não têm fé nos homens, e tanto se adia a ruína, quanto se transfere o assalto; na paz se é espoliado por elas, na guerra, pelos inimigos.” (Maquiavel, 1513, p.73).
Assim, percebe-se que Maquiavel não confia nas tropas mercenárias, no entanto, confia no exército nacional. Isso ocorre, pois o Príncipe faria uso do medo e do temor para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquiavel e Rousseau
  • A comparação entre as rousseau e hobbes.
  • Comparação entre locke e rousseau
  • Comparação entre hobbes e rousseau
  • Maquiavel e Hitler COMPARAÇÃO
  • Rousseau ,Hobbes e Maquiavel
  • Filosofia e Politica Maquiavel e Rousseau
  • Maquiavel, hobbes, locke, rousseau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!