Comparação evolutiva vertebrados e invertebrados

Páginas: 22 (5431 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
ÍNDICE

1.INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2. Relações Evolutivas Entre os Animais.............................................................5
3. Os Onicóforos......................................................................................................104.Hemicordados.......................................................................................................14
5. História Evolutiva dos Vertebrados..................................................................15
6.CONCLUSÃO.........................................................................................................19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................21















1. INTRODUÇÃO
A evolução das espécies pode ser analisada de um ponto de vista meramente factual, só olhando para um individuo e sua espécie em particular. Deste modo podemos aumentar o detalhamento da evolução da espécie, e chegar a respostas sobre como o corpo funciona do ponto de vista bioquímico, analisando a fundo uma imensa gama de processos e todassuas funcionalidades dentro e fora do individuo.
Porém, ao analisar deste jeito perdemos de vista como foi e ocorre o processo evolutivo de bio seleção, já que quando uma espécie evolui algo muda no seu corpo ou na maneira de agir, e pode afetar de maneiras imprevisíveis o seu nicho ecológico. Com isso não só se afeta uma espécie em particular, mas todas que freqüentam o mesmo habitat. Isso podecausar a curto e longo prazo uma mudança na ordem do nicho, e assim podendo levar as espécies ou a sumirem ou entrarem em um processo evolutivo, na tentativa de se adaptar a nova condição imposta.
Outro modo de analise de espécies e indivíduos pode se resumir a estudar não somente o a espécie em questão, mas todo o meio que ele pertence, assim podendo analisar como as funções internas desempenhamfunções, que ao final são adequadas tanto ao individuo quanto ao ambiente em que ele vive. Com isso é possível elaborar uma explicação (ou teoria) de como uma espécie evolui em relação com outra.
A idéia deste trabalho é mostrar como a evolução das espécies poderia ser também explicada de um modo que relacione conhecimentos das áreas mais especificas de uma espécie também levando em conta seumeio, de modo que tenha como resposta um provável caminho evolutivo, que ajuda a esclarecer melhor o processo evolutivo das espécies. E assim mostrando que o caminho evolutivo ao final não é a complexidade, mas sim o resultado da convivência das diferentes espécies, diferentes nichos ecológicos, no mesmo habitat. E é essa interação que tem como resultado mostrar um caminho, o qual todos os seresvivos devem seguir.



2. Relações Evolutivas Entre os Animais

As pessoas geralmente apreciam ler uma boa história de mistério, mas ninguém gostaria de descobrir que as páginas finais do livro estão faltando, exatamente na hora em que toda a trama está para ser desvendada. É com esse tipo de situação que os cientistas deparam quando tentam relacionar a história evolutiva dos animais.Dentro de um filo como o dos artrópodes, por exemplo, podemos notar que abelhas são muito parecidas com vespas, que estas se parecem mais com moscas que com aranhas e que aranhas são mais parecidas com lagostas que com mariscos. Mas, quando te tentamos relacionar filos de animais cujos planos de organização corporal são totalmente diferentes, pouca coisa podemos dizer com certeza. Artrópodes sãoclaramente relacionados com anelídeos, mas qual a relação dos artrópodes com filos de animais completamente diferentes, como o das estrelas-do-mar ou dos vertebrados?
O documentário fóssil, que em alguns casos possibilita deduzir a evolução de certos grupos de animais, praticamente não utilidade para relacionar filos entre si. Nas rochas do primeiro período, o Cambriano, em que há fósseis em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vertebrados e Invertebrados
  • vertebrados e invertebrados
  • Invertebrados e Vertebrados
  • Vertebrados e invertebrados
  • vertebrados ou invertebrados
  • vertebrados e Invertebrados
  • Vertebrados e Invertebrados
  • Vertebrados e invertebrados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!