Como os surdos pensam

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Como os surdos pensam?
Há algum tempo atrás, surdos congênitos eram tratados como se tivessem algum retardo mental, sendo incapazes de compreender o mundo ao seu redor. Hoje, atravésdo avanço da ciência e da língua de sinais, sabemos que um deficiente auditivo é somente uma pessoa que tem um bloqueio que a impede de escutar. A forma de raciocinar é bem parecidacom a de uma pessoa sem a deficiência. Porém, naturalmente, esse raciocínio se dá de uma maneira diferente, de acordo com suas limitações.
A linguagem de sinais é essencial para aaprendizagem do indivíduo surdo, principalmente no período pré-escolar. Quando ela é ensinada, uma estrutura cognitiva é formada, possibilitando que ele crie um tipo de linguagem. Aoadquiri-la, o deficiente auditivo começa a associar as imagens, sinais, gestos, formas e leitura labial à linguagem convencional. É assim que eles pensam. Mas eles estão cientes que a línguapensada não é português ou qualquer outra. É uma língua própria. Formando um pensamento muito mais complexo do que aqueles que escutam. Abaixo um texto de uma pessoa surda, quandoquestionada a respeito de seus sonhos:
“Quando eu tenho sonhos, estou sempre ouvindo e posso entender o Inglês perfeitamente. Eu acredito que a linguagem dentro dos meus sonhos não é real, écomo se eu fizesse a minha própria língua, mas que identifiquei como Inglês. O movimento da boca das palavras é como na vida real (eu leio lábios muito bem) e é impossível que as vozessejam semelhantes à linguagem da vida real. Acho que é realmente interessante… É como se eu soubesse o que é estar ouvindo.“
É importante ressaltar que a linguagem gestual, LIBRAS(Língua Brasileira de sinais), no caso do Brasil, contribui para a comunicação entre surdos, que passam a se ver como uma comunidade, dando um grande passo para a inclusão social.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • surdos
  • SURDOS
  • Surdos
  • Surdos
  • Surdos
  • Surdos
  • surdos
  • surdo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!