Como funciona uma ETA e uma ETE

Páginas: 10 (2444 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL





COMO FUNCIONA O SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO
E DE TRATAMENTO DE ÁGUA




ROBERTA CHAGAS
TATIELE FERNANDES




RESENDE, 2014.
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL





COMO FUNCIONA O SISTEMA DE TRATAMENTO DEESGOTO
E DE TRATAMENTO DE ÁGUA



ROBERTA CHAGAS - 21477048
TATIELE FERNANDES - 21477132

Trabalho apresentado ao professor Geraldo Gutian, como requisito parcial para obtenção de nota do I° bimestre na disciplina de Química, no curso de Engenharia Civil, noturno, turma D.


RESENDE, 2014.
RESUMO

O presente trabalho relata as fases do tratamento do esgoto e o tratamento de água nasestações.
As Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) objetivam reproduzir, em um menor espaço de tempo, a capacidade dos cursos d’água de decompor naturalmente a matéria orgânica. A água distribuída nas residências, após utilizada, vira esgoto. Ao deixar as casas, ele é encaminhado para as redes coletoras até chegar às Estações de Tratamento de Esgoto.
Até chegar na torneira da nossa casa, aágua passa por uma complexa operação de limpeza. As Estações de Tratamento de Água (ETA) funcionam como fábricas que transformam água insalubre em água potável.

Palavras-chave: Estação de Tratamento de Esgoto, Estação de Tratamento de Água, ETE, ETA.

Sumário

INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
Estação de Tratamento de Esgoto 4
Fases de Tratamento do Esgoto 5
Fases Líquida 5
Fases Sólida 6Estação de Tratamento de Água 7
Padrões de Potabilidade 7
Fases de Tratamento da Água 8
CONCLUSÃO 9
REFERENCIAS 10











Introdução


A água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas para que possa utilizada. Segundo o ministério da Saúde foi publicado em janeiro de 2000 a Portaria 1469, que estabelece os novos procedimentos e responsabilidadesrelativas ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano.
A água é muito importante para os seres vivos, e para que possamos utilizá-lo é importante que esteja limpa, ou seja, tratada.
Infelizmente não são todas as cidades do Brasil possui 100% de água e esgoto tratados, algumas das grandes cidades vêm aos poucos diminuindo os problemas em relação á saneamentos básico, o estado commelhor acesso ao saneamento no País é São Paulo, com déficit de 14,44%, seguido pelo Distrito Federal, com 19,83%, e Minas Gerais, com 25,1% e, na outra ponta está o Amapá, com déficit de 97,36%. Segundo pesquisas feitas concluíram que o Rio de Janeiro, com queda de 17,38% foi considerado o estado com melhor desempenho em 2007.
Outra questão que também preocupa, são as cidades costeiras, como namaioria delas todo o esgoto é jogado no mar sem qualquer tratamento, cresce a poluição da água, o mau cheiro nas praias e os problemas de saúde, além de contribuir para o desequilíbrio ambiental, provocando as tragédias causadas pelo clima adverso, com as tantas mortes que lamentamos, além de prejuízos econômicos incalculáveis, o que reflete com o que vem acontecendo em Santa Catarina, Rio deJaneiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, entre outros estados, nos últimos tempos, em termos de temporais e enchentes, pode ser um alerta do mar e da natureza para a necessidade de revisão do tratamento que estamos lhes dispensando na questão do saneamento básico.

1. Estação de Tratamento de Esgoto





Mais de 700 mil pessoas são internadas a cada ano nos hospitais púbicosem decorrência da falta de coleta e tratamento de esgoto. Com o acesso universal ao saneamento, haveria uma redução de 25% no número de internações e de 65% na mortalidade. Mas apenas 43,5% dos brasileiros são atendidos pela rede de esgoto.
A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento pode contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ETA ETE
  • ETA e ETE
  • ETA E ETE
  • ete e eta
  • Eta E Ete
  • ETA ETE
  • Como funciona uma ETE
  • Densidade e ETE e ETA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!