Como funciona um gerador de energia de bicicleta?
Como funciona um gerador de energia de bicicleta?
Um gerador elétrico é um dispositivo que converte energia mecânica em energia elétrica usando o eletromagnetismo. Existem muitos tipos de geradores de bicicletas diferentes, mas todos eles utilizam um dínamo e um imã para produzir energia do movimento da bicicleta, que serve para alimentar um farol ou um sistema de luzes dianteiras e traseiras. Tradicionalmente, esses geradores produzem pouca energia e iluminação fraca, mas os avanços tecnológicos recentes estão prestes a mudar isso.
Outras pessoas estão lendo
Nunca muito certo
Tradicionalmente, geradores de luz são fixados em um lugar da bicicleta onde ficam em contato constante com alguma superfície móvel em um dos pneus. Os geradores antigos causam muita resistência e diminuem a velocidade da bicicleta, e a iluminação proveniente deles é muito fraca. As lâmpadas antigas eram conhecidas por queimar prematuramente quando se descia uma ladeira muito rápido. A iluminação era muito fraca e parava de funcionar quando a bicicleta parava de se mover, tornando-a inútil em paradas e semáforos.
Geradores montados
O tipo de gerador mais comum é o montado, também chamado de "garrafa", segundo o especialista Sheldon Brown. Esses geradores são presos ao banco ou ao garfo da bicicleta e têm a forma de uma garrafa. A extremidade da tampa da garrafa fica em contato com a lateral do pneu e, conforme ele gira, a tampa gira junto fazendo com que o dínamo passe pelo imã e mande um sinal elétrico para o sistema de iluminação. É possível desligar esse tipo de gerador ao mover a garrafa de lugar, assim a tampa não encostará mais no pneu.
Geradores de suporte inferior
Um gerador de suporte inferior é afixado abaixo da correia, onde o pedal geralmente fica. Uma mola de roda ou uma roldana é pressionada contra o pneu, e assim que ele gira, ela gira também, alimentando o dínamo e mandando energia elétrica para o sistema de