Como fazer uma Escola Sustentavel

Páginas: 6 (1318 palavras) Publicado: 11 de junho de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

THAMILY AZEVEDO DELECLODE












COMO FAZER UMA ESCOLA SUSTENTAVÉL
Produção Textual Interdisciplinar Individual



















ÁGUA BOA MT
2014
THAMILY AZEVEDO DELECLODE



















COMO FAZER UMA ESCOLA SUSTENTAVÉL
Produção Textual Interdisciplinar IndividualTrabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas
Ensino da Natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório; Gestão.

sob orientação dos professores do 5º semestre do Curso de Pedagogia.
Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava,Raquel Franco.
Tutor de Sala: Janete Maria Pegoraro
Tutora Eletrônica: Rosane de Assis Rodrigues




ÁGUA BOA MT
2014

INTRODUÇÃO...


Este trabalho tem como objetivo sua função envolver a muitas definições sobre o que é sustentável. A mais apropriada que encontramos diz que o sistema em que vivemos deve satisfazer nossas necessidades de crescimento emanutenção armazenando mais energia do que a despendida para construí-lo. Isso quer dizer que nosso foco deve estar em obter o que precisamos no presente sem comprometer a estrutura para que as gerações futuras possam fazer o mesmo. A escola sustentável busca ensinar as crianças a viver dentro dessa lógica. Produzir ao invés de consumir e gastar. Só assim será possível difundir o conceito e aplicá-lo.JUSTIFICATIVA


Atitudes como combater o desperdício e consumir de forma consciente são bons caminhos para a preservação da natureza. Quando o assunto é trabalhar meio ambiente e fazer da escola um espaço sustentável, é comum achar que isso implica em reformas na estrutura física do prédio e altos investimentos. Não é bem assim. O fundamental é permitir queos alunos incorporem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais.


OBJETIVOS
*Diferenciar os diferentes tipos de lixos.
*Compreender processos de reciclagem e de seleção.
*Desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e corporal a coordenação motora a percepção auditiva e visual da criança.

METODOLOGIA

Iremos começar com uma rodade conversas, explicando aos alunos a importância de respeitar o planeta. Preservar o meio ambiente. Não desperdiçar. Não comprar o que não precisa, para ficar guardando o que não usa. Doar o que não está usando. Reciclar o que pode usar novamente. Jogar o lixo onde não deve.
Iremos fazer trabalhinhos com datas comemorativas, como o dia da ecologia, arvore, água,consciência nacional e etc... Vamos trabalhar músicas, poesias, cantando e ilustrando musiquinhas como.
Conserve limpa a nossa salinha.
Lugar de lixo é na lixeirinha.
Podemos trabalhar com recorte e colagem, montagem de histórias, teatro com máscaras e preparar brincadeiras com sucata. E tambémpode se trabalhar com dobraduras, como os da lixeirinha, os animaizinhos com garrafas plásticas.
Para as crianças não ficar guardando o que não precisa, podemos trabalhar com mercadinho em sala de aula. Conscientizando que nem sempre tudo que se compra precisamos.
Trabalharemos com desenhos para colorir.
Brincadeiras dirigida.As crianças precisam iniciar esse processo desde cedo. Não basta falar e ensinar apenas com livros, também não adianta fazer um projeto de combate ao desperdício da água e deixar torneiras vazando e mangueiras abertas no jardim da escola. Ser ecologicamente sustentável significa apostar num desenvolvimento que não desrespeite o planeta no presente e satisfaça as necessidades humanas sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escola sustentável
  • Escola Sustentável
  • Escola sustentavel
  • Escolas sustentáveis
  • Escola Sustentável
  • Escola Sustentavel
  • escola sustentavel
  • escolas sustentaveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!