Trabalho sobre fisiologia em voo

Páginas: 11 (2723 palavras) Publicado: 11 de junho de 2014


MBA em Gestão Aeronáutica






Trabalho sobre Fisiologia em Voo








Belo Horizonte
2014
RESPIRAÇÃO E HIPÓXIA

O homem é o único animal capaz de sobreviver em todos os pontos do globo terrestre, graças a sua capacidade de fabricar vestimentas, abrigos, armas e meios de locomoção que vão desde um trenó até um avião. Os demais animais têm seu “habitat” em determinadasregiões do planeta, ao passo que o homem, fez do planeta seu “habitat” e tanto nasce e vive no Saara como nos pólos.
Incentivado e motivado por esta conquista dirigiu suas atenções para o alto e, há ± 200 anos alçou-se aos céus em balões. Há 90 anos um objeto mais pesado que o ar, o avião, elevou voo e há 35 anos conquistamos o espaço.
Com o advento do avião o homem passou a exercer atividadesem um meio totalmente diferente daquele em que estava adaptado, e não podendo levar com ele seu casulo fisiológico, tratou de desenvolver condições que lhe permitissem arrostar a adversidade do meio conquistado, e a Medicina Convencional, que cuidava de alterações da Fisiologia em um meio normal, passou a se preocupar em evitar alterações da Fisiologia em um meio anormal. Assim estava criada umanova especialidade médica para estudar, manter e corrigir alterações do homem em condições hipobáricas que, inicialmente chamou-se Medicina de Aviação, depois Medicina Aeronáutica e, finalmente Medicina Aeroespacial.
Sabemos que todas máquinas usam combustível e que sem a presença do Oxigênio, elemento componente do triângulo do fogo, não há queima de combustível. A máquina humana, a mais perfeitae silenciosa de todas não funciona sem oxigênio. Todos sabemos que, na mistura gasosa que constitui o ar, a proporção do Oxigênio mantém-se sempre a mesma, desde o nível da superfície terrestre até o nível cm que se desenvolve a atividade aérea, mesmo com aviões “HIGH PERFORMANCE e que representa cerca de 1/5 do total. Nessa mistura gasosa em que, além de outros gases, existe o Nitrogênio éImportante a presença do vapor de água.
A mistura gasosa chamada ar exerce pressão sobre tudo o que rodeia, inclusive o organismo humano, a qual não é percebida por ser exercida em todas as direções. Esta pressão corresponde a de uma coluna de mercúrio com 760 mm de altura conforme demonstrou Torricelli e esta pressão, que é a que se tem ao nível do mar, é denominada Pressão Atmosférica.
A 18.000 péstem-se o correspondente a 380 mm de Hg/cm’ Ou seja ½ atmosfera.
A 34.000 pés tem-se o correspondente a 190 mm de Hg/cm’ ou seja ¼ de atmosfera.
A 63.000 pés todos os líquidos de nosso organismo entrarão em ebulição e se não estiver com proteção especial, o homem ferverá.
A respiração humana compõe-se de dois principais tempos, a inspiração e a expiração. O primeiro tempo é ativo e o 2°passivo, isto é, a inspiração requer esforço para promover a expansão da parede torácica e abaixamento do diafragma, o que cria um vácuo intra torácico e como a natureza detesta espaços vazios, a pressão atmosférica empurra o ar para o interior dos pulmões que se expandem para ocupar o espaço da cavidade torácica. Relaxando-se o esforço inspiratório o ar volta para o meio exterior, expulso dos pulmõespela volta a posição anterior da parede torácica e do diafragma.
Normalmente, respira-se de 6 a 8 litros de ar por minuto, quantidade essa que varia em função de circunstâncias várias , como estado emocional, exercício etc. Medições realizadas durante a 2 Guerra Mundial revelaram que os artilheiros das B5 1 chegavam a inspirar de 50 a 60 litros por hora.
A inspiração conduz o ar até o interior dosalvéolos pulmonares cuja superfície total corresponde a ± 80 m², onde se dão as trocas gasosas isto é, o oxigênio passa do alvéolo para a hemácia e o bióxido de carbono sai da hemácia, passa para o interior do alvéolo e é expirado sendo lançado ao meio exterior.
Estas trocas gasosas somente são possíveis porque, além dessa enorme superfície de (80 m²) dos alvéolos, eles tem paredes muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho biologia sobre fisiologia animal
  • Trabalho sobre Fisiologia do Cabelo e couro cabeludo
  • Relatorio sobre o voo MH370
  • Resumo voo sobre a selva
  • Trabalho de fisiologia
  • Fisiologia Trabalho
  • trabalho fisiologia
  • Trabalho Fisiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!