como eu posso entender do ensino esclástico

701 palavras 3 páginas
Introdução do II livros de Macabeus

O segundo livro dos Macabeus, conforme, testemunho do próprio autor (2,23), é o resumo de uma obra mais vasta, composta de cinco livros, que não chegou até nós, e de autoria de Jasão de Cirene, autor, de resto, completamente desconhecido, como desconhecidas nos são as características de sua obra. Podemos, todavia, compreender perfeitamente que um historiador de certa importância pudesse surgir de Cirene, na África do norte, porque não ignoramos que no séc. I a.C. existia ali uma florescente comunidade judaica. As informações que Jasão possuía — segundo o que podemos deduzir do resumo fiel — especialmente as notícias minuciosas e exatas sobre certas particularidades da história dos Selêucidas, informações precisas sobre títulos, cargos etc, nos levam a crer que tenha consultado arquivos palestinenses e ouvido boas testemunhas. É sabido, com efeito, que os judeus cultos da época costumavam empreender tais viagens e pesquisas. Memórias escritas já haviam sido recolhidas por Judas Macabeu (2,14); e, por ocasião das festas da Dedicação e de Nicanor, não deviam faltar os habituais rolos narrativos para uso "litúrgico". As interessantes cartas dos cc. 9 e 11, agora ilustradas por descobertas papirológicas, provêm de arquivos.
A exatidão das notícias, que Jasão só poderá ter recolhido por via oral, leva-nos a crer que as tenha escrito quando ainda vivas as testemunhas oculares dos fatos, e que, portanto, sua obra tenha sido escrita nos últimos 20anos do séc. II a.C.
Ignoramos também o autor do resumo, isto é, do presente livro. Reve-la-se-nos ele como homem de índole piedosa, zeloso da sua fé e do seu templo, amante das memórias pátrias e profundo conhecedoras da retórica grega (cf. especialmente o prólogo e o epílogo), muito estudada naquela época.
Faltam-nos provas para afirmar que toda a obra original tenha sua parte representativa no compêndio também e, em que relação estejam, quanto à extensão, as duas obras. Parece que o

Relacionados