Como elaborar fichamaneto

2432 palavras 10 páginas
Manual de gêneros acadêmicos

COMO ELABORAR UM FICHAMENTO
Ms. Magna Campos
Conceituação:
Dentro do empreendimento acadêmico e/ou científico, muito do esforço de organizar e sistematizar os conhecimentos, de modo a obter novas informações, consiste precisamente em registrá-lo adequadamente à medida que se coleta. Estas rotinas são denominadas genericamente de ”documentação”, e consistem na competência de fazer apontamentos ao se coletar material adequado para análise ou pesquisa ou composição de trabalhos.
Fichar um texto significa sintetizá-lo, o que requer a leitura atenta do texto, sua compreensão, a identificação das ideias principais e seu registro escrito de modo conciso, coerente e objetivo. Pode-se dizer que esse registro escrito – o fichamento
– é um novo texto, cujo autor é o "fichador", seja ele aluno ou professor. A prática do fichamento representa, assim, um importante meio para exercitar a escrita, essencial para a elaboração de resenhas, papers, artigos, relatórios de pesquisa, monografias de conclusão de curso, etc. Além de ser uma das bases da leitura acadêmica.
A importância do fichamento para a assimilação e produção do conhecimento é dada pela necessidade que tanto o estudante, como o docente e o pesquisador têm de manipular uma considerável quantidade de material bibliográfico, cuja informação teórica ou factual mais significativa deve ser não apenas assimilada, como também registrada e documentada, para utilização posterior em suas produções escritas, sejam elas de iniciação à redação científica (tais como os primeiros trabalhos escritos que o estudante é solicitado a produzir na academia); de textos para aulas, palestras ou conferências, no caso do professor; ou, então, do relatório de pesquisa, elaboração da monografia de conclusão de curso do graduando, da dissertação de mestrado, da tese do doutorando.
A principal utilidade da técnica de fichamento, portanto, é otimizar a leitura, seja na pesquisa científica,

Relacionados