Psicossosiologia

472 palavras 2 páginas
Sobre o Autor..

Herbert Spencer, nasceu em1820, era um filósofo inglês. Teve grande influência em estudiosos como Durkheim, foi também um dos maiores representantes do positivismo da Inglaterra. Herbert era filho de professor, mas não frequentou a escola de forma regular, escolhia observer fatos externos. Podemos dizer que estudou a ‘’ interação social, um conceito que estamos estudando, pois analisa as manifestações e comportamentais na interação entre indivíduos. É considerado o fundador do darwinismo social, acreditava que as classes diferenciadas formariam a seleção natural na sociedade porém, diferente de Darwin, as preocupações do filósofo eram as questões sociais. Em seu livro “Estática Social" (1851), abordou questões sobre o bem estar social e suas condições, já na obra “Sistema de Filosofia Sintética”, estavam inseridos os “Primeiros Princípios”, leis gerais da evolução do universo. Outros volumes da obra tratavam sobre os princípios da evolução biológica, psicologia e sociológica. Para Spencer, existia uma lei fundamental da materia (lei da persistência da força), de acordo com ela a tendência natural de todas as coisas é desde a primeira interação com forças externas, sair da homogeneidade rumo à heterogeneidade e à variedade.

Conceito de Herbert Spencer sobre Moda…. Sua análise partia da idéia de que a mutabilidade da moda acontece devido a parte da população de menor renda buscar copiar as classes superiores, tentando atingir mais importância e respeito perante a sociedade, através de imitação e distinção. Deste modo, fazendo referência a outro conceito tambem estudado, de ‘’mudança de atitude’’, no qual o indivíduo modifica suas ações através de novas informações.

Logo, as classes mais altas, afim de restaurar a diferença e distância entre ambas, tentavam criar novas modas. Graças a esse ciclo, atingiram-se as novidades, inovações e transformação no ramo da moda. Assim podemos concluir que dois

Relacionados