COMO DEVE FUNCIONAR A IGREJA COMO ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

Páginas: 9 (2073 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
COMO DEVE FUNCIONAR A igreja como organismo e organização


Antonio Martins Bezerra
Igreja do Evangelho Quadrangular
Instituto Teológico Quadrangular (1º ano F) – Administração Eclesiástica
22/09/2012.

RESUMO
A humanidade vive, nos dias atuais cercada com desafios de todos os tipos e tamanhos, mostrando sua capacidade de encontrar a solução de adaptação no contexto da vida. Certamentea função pastoral também está cercada de grandes desafios, pois a Igreja é possuidora das suas próprias necessidades, seja na estrutura organizacional, na delegação de poder, como também necessidade de ter um crescimento sadio. Uma boa gestão pastoral certamente conduzirá o rebanho de Deus a vencer, com a orientação Divina, os desafios dos dias atuais.
Palavras-chave: Igreja; Organismo;Organização.

1 INTRODUÇÃO
Na estrutura organizacional, é definida a pessoa do administrador, como administrar e como desenvolver o seu trabalho até mesmo envolvendo outras pessoas na estrutura.
A igreja é simultaneamente, organismo e organização. O povo de Deus está organizado num tríplice aspecto que são: Aspecto Espiritual; Aspecto Social e Aspecto Econômico.
Administrar a igreja do Senhor édistinguir-se como um autêntico líder.

2 PASTOR: O ADMINISTRADOR ECLESIÁSTICO
Para uma melhor compreensão da função pastoral, precisamos saber que administração eclesiástica é o estudo de diversos assuntos ligados ao trabalho do pastor, na sua função de liderar e de ser o principal administrador da igreja em que está servindo.
O administrador é um especialista na arte de trabalhar com pessoas.Sente-se vitorioso quando ajuda outras pessoas a fazer bem o seu trabalho. A administração perfeita está nos céus, porém sabemos que nenhuma igreja sobrevive sem uma administração organizada.
Não podemos jamais esquecer que a igreja é uma organização e um organismo. É um povo organizado espiritualmente, socialmente e economicamente.
2.1 O PASTOR COMO ADMONISTRADOR
Gerenciar a igreja de Deusé algo de grande responsabilidade e administrar é:
Prever – é preparar-se para o futuro, com antecedência, com programas de ação. É predeterminar um curso de ação.
Organizar – reunir meios e recursos materiais e humanos, distribuindo racionalmente e de uma maneira harmoniosa e funcionando como um todo.
Comandar – determinar as providências, para que toda a organização venha funcionar de maneiracorreta e dentro das normas estabelecidas, tomando decisões, comunicando, motivando e ajudando as pessoas a melhorarem suas atividades e habilidades.
Coordenar – manter o organismo em funcionamento homogêneo, proporcionando o perfeito equilíbrio do sistema operacional e do desenvolvimento. Assim, evita-se perda de tempo e complicações indesejáveis.
Organizar – avaliar, regularizando o trabalhoem andamento e o acabado. Estabelecer padrões de execução e correção do desempenho.

2.2 O PASTOR COMO CAPACITADOR
Administrar não é a capacidade de fazer muitas coisas e sim a “ciência de gerar um organismo”, é distribuir as responsabilidades e não executar todas as tarefas, fazendo então com que todos participem do trabalho.
Muitos líderes querem tratar pessoalmente dos detalhes mínimos daorganização da igreja e se esquecem que o trabalho do administrador é ajudar no crescimento das pessoas, capacitando-as para executar as tarefas e motivando outras pessoas para o trabalho.
Os líderes das igrejas que crescem concentram seus esforços em capacitar outras pessoas para ministérios específicos. Líderes que capacitam seus liderados formam colaboradores e não meros ajudantes.
O líderque ajuda os cristãos de sua igreja a chegar à medida de plenitude intencionada por Deus para cada um, certamente é um líder capacitador, que apoia, motiva e acompanha os liderados na tarefa de servir a Deus.

3 EVIDÊNCIAS DE UM LÍDER CRISTÃO
Enquanto administra a igreja do Senhor, o obreiro cristão deve se distinguir como um autêntico líder; para tanto, deve ter em mente o seguinte:
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como deve funcionar a igreja como organismo e organização
  • Como deve funcionar a igreja como organismo e organização
  • Como deve funcionar a igreja como organismo e organizaçao
  • Como deve funcionar a igreja como organismo e organização
  • Como deve funcionar a igreja como organização e organismo
  • como funciona a igreja como organismo e organização?
  • Como deve Funcionar o PSF?
  • organizaçao como organismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!