COMERCIO

Páginas: 2 (491 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

O comércio é a atividade que movimenta diferentes produtos, com uma finalidade lucrativa, através da troca, da venda ou da compra de mercadorias. Para que possa funcionar dentro das normas dalei, é importante que o comerciante cadastre sua empresa nos órgãos da prefeitura de sua cidade, onde receberá um número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Com esse registro sua atividadecomercial fica regularizada, devendo cumprir com o pagamento de impostos ao governo.

Podemos encontrar vários tipos de estabelecimentos comerciais, como lojas, shoppings, postos de combustíveis,salões de beleza, restaurantes, farmácias, padarias, dentre outros, cada um mantendo um tipo diferente de atividade. Existem vários setores que abastecem uns aos outros. A zona rural ou campo abastecea zona urbana (cidades) de produtos agrícolas, como frutas, verduras e vegetais; com produtos da pecuária, como as carnes e os minérios.
Por outro lado, os moradores da zona rural compram osprodutos industrializados nas cidades como roupas, sapatos, remédios e vários outros.


O comércio pode ser também do tipo atacadista, vendendo um mesmo produto em grandes quantidades, nesse caso ocomerciante reduz o preço das mercadorias como forma de premiar o comprador, em razão do tamanho da venda. Existe também ocomércio varejista, que é onde compramos nossas coisas. Nesse tipo de comércio sãovendidos produtos em pequenas quantidades e, portanto, sem a diminuição do preço.
Nos bairros podemos encontrar, uma vez por semana, as feiras livres, com barracas e feirantes vendendo vários tiposde alimentos (frutas, verduras, legumes, queijos, doces, salgados, pipocas, carnes defumadas, etc.), outros oferecendo serviços de venda depeças de utensílios domésticos ou consertos deliquidificador, consertos de cabos e tampas de panelas.

O Mercado Central de Fortaleza é um mercado especializados em produtos artesanais. É um ponto de comercio muito movimentado em Fortaleza, atraindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comercio
  • Comercio
  • comercio
  • Comércio
  • Comercio
  • comercio
  • COMERCIO
  • Comercio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!