Come O Falando Da Import Ncia Da Reabilita O Psicossocial

274 palavras 2 páginas
Começo falando da importância da Reabilitação Psicossocial, que também consiste em melhorar a capacidade das pessoas com transtornos mentais no que se refere à vida, aprendizagem, trabalho, socialização e adaptação de forma mais normalizada possível.
Para Pitta (1996, p. 21), também é possível considerar a reabilitação psicossocial como um “processo pelo qual se facilita ao indivíduo com limitações, a restauração no melhor nível possível de autonomia de suas funções na comunidade”.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1987, definiu a Reabilitação Psicossocial como “(...) o conjunto de atividades capazes de maximizar oportunidades de recuperação de indivíduos e minimizar os efeitos desabilitadores da cronificação das doenças através do desenvolvimento de insumos individuais, familiares e comunitários” (PITTA, 1996, p. 21.)
Com base nestas informações a reinserção na sociedade é um importante fator para que seja efetiva a reabilitação, nisso tem que haver o envolvimento total dos profissionais, pois a pessoa se sente incapaz, impotente de se inserir na sociedade sozinha e precisa dessa fase de ajuda profissional.
Para Pitta, a reabilitação psicossocial seria um conjunto de programas e serviços desenvolvidos para facilitar a vida das pessoas com problemas considerados severos e persistentes em saúde mental.
Muito importante também é o envolvimento dos familiares nessa inserção na sociedade, é uma continuidade do tratamento e precisa também ser feita com um certo conhecimento para surtir um resultado positivo, nem sempre feitor corretamente por falta de conhecimento dos familiares.
Dando continuidade, temos que falar também no aspecto biológico.
Precisa ser acompanhada por profissionais sérios para ter o diagnóstico muito preciso, e ter também sucesso ao longo do tratamento. O acompanhamento contínuo é a base para o sucesso nesse tratamento.

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas