COMBUSTAO

Páginas: 10 (2369 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
1. Definir combustão e classificá-las
COMBUSTÃO: ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), usualmente o oxigênio, para liberar calor. Em uma combustão completa, um combustível reage com um comburente, e como resultado se obtém compostos resultantes da união de ambos, além de energia, sendo que alguns desses compostos são osprincipais agentes causadores do efeito estufa.
Quanto a velocidade de propragação:
Lenta,Viva, Muito Viva, Instantânea
Quanto a reação:
Combustão completa, combustão incompleta, combustaõ expontanea.
2. Definir combustível e características (solido liquido gasosos) de exemplos
O combustível é um material cuja queima é utilizada para produzir calor, energia ou luz. A queima ou combustão é umareação química na qual os constituintes do combustível se combinam com o oxigênio do ar.
Para iniciar a queima de um combustível é necessário que ele atinja uma temperatura definida, chamada de temperatura de ignição.
O poder calorífico de um combustível é dado pelo número de calorias desprendido na queima do mesmo. Os combustíveis são classificados segundo o estado em que se apresenta(sólido, líquido ou gasosos).
Além dos produtos naturais existem os artificiais.
 
Estado Físico
Combustíveis
Combustíveis Artificiais
Sólido
Lenha, turfa, carvão
Coque, briquetes, carvão, vegetal, tortas vegetais
Líquido
Petróleo
Produtos da destilação de petróleo de alcatrão; álcool, gasolina sintética
Gasoso
Gás Natural
Hidrogênio, acetileno, propano, butano, gás de iluminação, gás degasogênio, gás de alto - forno
 
Combustível Sólido
Os principais combustíveis sólidos naturais são a madeira e os produtos de sua decomposição natural, turfa e carvão. Para que um sólido possa ter valor como combustível é necessário que tenha um poder calorífico tão elevado quanto possível e queime com facilidade, com ou sem chama.
Combustível Líquido
O combustível líquido tem certas vantagenscomparação com os sólidos, tais com poder calorifico elevado, maior facilidade e economia de armazenagem e fácil controle de consumo.
Quase todos os combustíveis líquidos são obtidos a partir do petróleo. O combustível líquido são: gasolina, querosene, óleo diesel e álcool.
Combustível Gasoso
Apresentam certas vantagens em relação aos combustíveis sólidos, tais como: permitir a eliminação defumaça e cinzas, melhor controle de temperatura e comprimento das chama.
Os combustíveis sólidos são: gás natural, gás de iluminação, gás de água, gás de gasogênio, acetileno, propano e butano

3. Quais as fontes de calor?
PROPAGAÇÃO DO CALOR
O calor pode se propagar de três diferentes maneiras, ou seja, por condução, convecção ou irradiação. Como tudo na natureza tende ao equilíbrio, o calor étransferido de objetos com temperatura mais alta para aqueles com temperatura mais baixa. Em resumo, o mais frio de dois objetos absorverá calor até que esteja com a mesma quantidade de energia do outro.
CONDUÇÃO
Condução é a transferência de calor através de um corpo sólido de molécula a molécula. Colocando-se, por exemplo, a extremidade de uma barra de ferro próxima a uma fonte de calor, asmoléculas desta extremidade absorverão calor; elas vibrarão mais vigorosamente e se chocarão com as moléculas vizinhas, transferindo-lhes calor. Essas moléculas vizinhas, por sua vez, passarão adiante a energia calorífica, de modo que o calor será conduzido ao longo da barra para a extremidade fria. Na condução, o calor passa de molécula a molécula, mas nenhuma molécula é transportada com o calor.Quando dois ou mais corpos estão em contato, o calor é conduzido através deles como se fossem um só corpo.
CONVECÇÃO
É a transferência de calor pelo movimento ascendente de massas de gases ou de líquidos dentro de si próprios. Quando a água é aquecida num recipiente de vidro, pode-se observar um movimento, dentro do próprio líquido, de baixo para cima. À medida que a água é aquecida, ela se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Combustão
  • combustão
  • combustao
  • Combustão
  • Combustao
  • combustão
  • Combustão
  • Combustao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!