Combate ao racismo

Páginas: 11 (2577 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
            
XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de



Combate ao racismo, ao Preconceito e à Discriminação Social
UM LONGO CAMINHO A PERCORRER
Apresentação
Introdução
O que diz alguns dispositivos constitucionais que garantem direitos fundamentais
Como proceder em casos de Discriminação
Atitudes importantes que devem sertomadas
Agradecimentos
 
 
NEGROS
 
Negros que escravizam
E vendem negros na África
Não são meus irmãos
 
Negros senhores na América
A serviço do capital
Não são meus irmãos
 
Negros opressores
Em qualquer parte do mundo
Não são meus irmãos
 
Só os negros oprimidos
Escravizados
Em luta por liberdade
São meus irmãos
 
Para estes tenho um poema
Grande como o Nilo.
 Zumbi – um dos grandes líderes do Quilombo dos Palmares, que resistiu 100 anos (1595-1695) aos ataques da Coroa Portuguesa. O dia de sua morte, 20 de novembro, é consagrado pelo povo negro como o Dia da Consciência Negra. 
Francisco do Nascimento, - conhecido como o “Dragão do Mar”, liderou, no Ceará, o boicote de transporte de escravos do cais para as províncias do sul. Esse boicote fezprecipitar a abolição dos escravos naquele Estado, que ocorreu em 1887. Francisco do Nascimento passou a ser cultuado como herói por toda a imprensa abolicionista.
 
 
Apresentação 
Este trabalho tem como finalidade auxiliar no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial, presentes no nosso cotidiano. Embora sejam assuntos deixados de lado pela maioria da nossa sociedade eencobertos pela falsa “democracia racial”, o racismo, que prende-se à idéia da existência da raças “superiores” e raças “inferiores”, o preconceito racial, que é o conceito prévio com relação a uma determinada raça e; a discriminação racial, são práticas que devem ser combatidas. O combate a essas atitudes estão regulamentadas através da Constituição e de leis específicas que precisam ser divulgadas, emais que isso, colocadas em funcionamento para que possamos erradicar, de uma vez por todas, uma das maiores injustiças sociais do nosso país. Salientamos, no entanto, que a existência e a aplicação das leis não são suficientes para que os objetivos acima citados sejam alcançados. É necessário consciência e solidariedade. Consciência para se ter a clara compreensão do racismo como uma formadesumana e cruel contra uma determinada raça e banirmos a falsa idéia da existência de raças “superiores” e “inferiores”. Solidariedade para perceber que a discriminação racial, quando atinge a pessoa negra, por extensão, não só atinge todo povo negro, mas também todo ser humano, independente da cor ou raça.
No processo de luta contra o racismo é da maior importância construirmos uma identidadeafro-brasileira. Não para desbancar a idéia de brasilidade, mas para que, a partir dessa construção, os negros possam exercer, de forma plena, sua cidadania e lutar contra o racismo.
Mostrar que é impossível a construção da cidadania do povo negro nos limites da sociedade atual e que o combate ao racismo é importante, seja na construção de um modelo de desenvolvimento para o Brasil e para as nossascidades, como, para pensarmos uma sociedade mais justa e igualitária.
 
 
Introdução
 
A Constituição Federal do Brasil de 1988, tornou crime o racismo; a discriminação e a prática de atos de preconceito racial de qualquer natureza. Em razão disso, estamos publicando o que diz nossa Constituição, juntamente com leis que complementam e regulamentam os crimes citados, no sentido de levar aoconhecimento de todos(as) que se sentirem atingidos(as), instrumentos que possibilitem a g?? arantia dos seus direitos de cidadão(ã). Como também aqueles(as) que se sensibilizem com a questão e tenham o firme propósito de lutar pela justiça e a igualdade social no nosso país.
No sentido de procurar esclarecer a tremenda desigualdade social em nosso país com relação a questão racial, colocamos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Combate ao racismo
  • Combate ao Racismo
  • Combate Ao Racismo
  • Combate ao Racismo
  • Dia internacional de combate ao racismo
  • Orientações para combate ao racismo no ambiente escolar
  • Estudo da Legislação Penal de Combate ao Racismo
  • O combate a discriminação e ao racismo no cotidiano escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!