Com A Decad Ncia Da Minas De Ouro De Meia Ponte

250 palavras 1 página
Com a decadência da minas de ouro de Meia Ponte, o senhor Joaquim Alves de Oliveira iniciou a ousada empreeita de construir oEngenho São Joaquim,primitivo nome da Fazenda Babilônia, que segundo Pohl, em "Viagem ao Interior do Brasil", era "um dos maiores engenhos de acúcar do Brasil". logo após 1800, O Engenho São Joaquim já era considerada a maior empresa agrícola do Estado de Goiás. Nesta Fazenda, além da cana de açúcar, plantava-se, em escala industrial mandioca e algodão, para a produção da farinha e fios de algodão para exportação. A Inglaterra, em plena Revolução Industrial, comprava toda a produção de algodão goiano, cuja fibra era considerada uma das melhores do mundo. A produção desta fazenda era tão intensa que contava com cerca de 200 escravos, sendo 120 homens para o trabalho e 80 mulheres e criança
O engenho, e uma grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.
No engenho havia várias construções: a casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravos; a capela; e a casa do engenho.

O engenho era considerados bens imateriais por ser praticas de uma determinada comunidade em seu cotidiano, lugares onde se reproduzia praticas culturais. E material por ser formado por um conjunto de bens materiais. Esses bens estão dividido em imóveis onde se localiza sua historia.

Relacionados

  • A Civiliza O Do Renascimento Jean Delumeau
    94755 palavras | 380 páginas
  • CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 Fredie Didier Jr 2013
    325144 palavras | 1301 páginas
  • Carlos Roberto Gon Alves Direito Civil Esquematizado 1a Edicao
    361741 palavras | 1447 páginas