com. num. com.

441 palavras 2 páginas
CNC ( Comando Numerico Computadorizados)

Fisicamente, o commando numerico e um equipamento eletronico capaz de receber informacoes por meio de entrada propria, interpreta-las e transmiti-las em forma de um comando para a maquina, de modo que esta, sem intervenção do operador, realize as operações numa sequencia pré determinada. Aumentar o desempenho dos equipamentos ao nível da velocidade de avanço e corte. Automatização dos processos de produção para sistemas de alimentação de matérias primas, sistemas de manipulação de pecas de mudança automática de ferramentas. Processos de maquinas com vista ao aproveitamento das capacidades dos equipamentos de CNC, principalmente nas ferramentas de corte. Sistemas computadorizados para controlar e gerir automaticamente sistemas de produção. Todas as maquinas CNC são comandadas por um sistema de coordenadas cartesianas para a elaboração de qualquer perfil geométrico.

Sistemas de coordenadas
Coordenadas são todos os pontos relacionados com a geometria do desenho que orienta o programador na elaboração dos programas CNC. Sistemas de coordenadas para torneamento:
X: eixo transversal e relacionado com o torno CNC com as coordenadas de diâmetro e já tem um ponto de referencia definido que coincide com a linha de centro do eixo arvore principal da maquina, se denomina XO.

Z: Eixo longitudinal e relacionado no torno CNC com as coordenadas de comprimido e terá um ponto de referencia que poderá ser estabelecida em qualquer lugar de acordo com o programador dentro da área de trabalho da maquina. Deve-se procurar sempre um ponto de referencia em que a programação seja fácil, rápida e objetiva, se denomina ponto zero da peca.

C: eixo arvore principal, nele são estabelecidas rotações e também fixação das pecas usinadas por meio de uma placa. Em alguns tornos CNC o eixo arvore vem indexado e é possível controlar e posicionar o eixo através de coordenadas angulares.

Eixo arvore indexado: Controla o

Relacionados