Colorimetri1 Reduzido

2252 palavras 10 páginas
Introdução Antes mesmo de iniciarmos o estudo na área de colorimetria, temos que ter em mente o que é o fio de cabelo, suas funções e a matéria que compõe o cabelo: a célula. A célula é a unidade básica da qual se constituem todos os seres vivos. Define-se como a menor porção da matéria viva dotada de reprodução.
Os cabelos
O couro cabeludo, ou seja, apele que recobre as regiões parietais e temporais e occipital do crânio, esta normalmente coberta de pelos largos e flexíveis chamados cabelos.
É a primeira zona cutânea que se reveste de pelos ao nascer porque paulatinamente se desenvolvem mais robustos e pigmentados, ate adquirirem as características de completo desenvolvimento durante a adolescência.
Tipos e Formas de Cabelos e suas Características
A forma dos pêlos é uma característica racial; distingue-se em 3 tipos básicos relacionados às raças: MONGOL (lisos), CAUCASIANO (ondulados) e ÉTNICOS (crespos).
Pigmentação Residual

A variedade das cores dos cabelos é devida a 2 tipos de melanina:
Eumelanina – pigmento granulado azul.
Feumelanina – pigmento difuso que vai do laranja ao amarelo.
Tricosiderina – pigmento vermelho.
Características
Normal - Aparência saudável, brilhante com vida, equilíbrio e volume.
Oleoso - Pouco volume. Brilho decorrente do excesso de oleosidade no couro cabeludo. Pesado e aparência de sujo.
Seco - Falta de brilho, aspecto seco, geralmente armados. Volumosos de toque áspero.
Misto - Muito comum.

Colorimetria
É a ciências que estuda a determinação das características da cor.
Apenas uma pequena parte das radiações emanadas pelo sol é percebida pelos nossos olhos. A luz que chega do sol é branca e sejam as ondas visíveis ou invisíveis, são classificadas em uma única escala de valores. Podemos comparar o olho humano a um rádio receptor e o sol a um rádio transmissor.

Qualquer objeto atingido pela luz se comporta como um espelho, absorvendo ou refletindo parcialmente ou totalmente os raios provenientes do

Relacionados