COLHEITA FLORESTAL

3405 palavras 14 páginas
COLHEITA FLORESTAL A colheita florestal é composta pelas seguintes atividades e, conforme o sistema de colheita adotado pelo empreendimento segue a seguinte ordem: Derrubada: que pode ser com uso de motosseras (equipamento manual) ou equipamentos mecanizados como “Harvester’s (tratores derrubadores com cabeçotes processadores)” e “Feller Buncher’s (tratores derrubadores empilhadores)”. Desgalhamento: após a derrubada se processa o desgalhamento que consiste no ato de retirada, geralmente mecânica, da galhada da árvore. Pode ser feito com uso de motosseras ou processadores florestais (Harvester). Traçamento ou toragem: consiste em, conforme o sistema de colheita adotado, traçar a árvore em pedaços menores (toras que variam de 2,40 até 4,80m) que facilitarão o transporte e processamento. Destopo: é a separação da copa (galhada) do fuste comercial.

Extração: é a retirada da madeira do meio do mato para um pátio de toras, onde ocorrerá o carregamento das mesmas para seu destino final. Essa etapa pode ocorrer de diferentes maneiras como mecanizada (com a utilização de tratores) e não-mecanizada (com a utilização de animais como bovinos, eqüinos e muares, da própria gravidade, ou ainda utilizando-se rios), porém geralmente a extração é mecanizada com uso de guinchos e tratores florestais ou ainda com equipamentos denominados “Forwarder’s” que são auto carregáveis efetuando a extração por arraste, baldeio ou ainda suspensa (caso específico do uso de teleféricos).

Descascamento: essa atividade pode ser realizada de forma mecanizada, com uso de descascadores mecânicos fixos ou móveis e ainda descascamento manual com uso de facão. A operação de descascamento ocorre na própria floresta ou nos pátios das fábricas. A grande vantagem de o descascamento ocorrer na própria floresta é que as cascas serão re-incorporadas ao solo como forma de aumentar a capacidade nutricional do solo realizando a ciclagem destes nutrientes. Além disso, deixando de se

Relacionados

  • Arvores
    69537 palavras | 279 páginas
  • Geoprocessamento Livro
    40937 palavras | 164 páginas
  • As Crônicas de Gelo e Fogo
    246880 palavras | 988 páginas