coleta de lixo por sistema de dutos

Páginas: 10 (2481 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2014
Modelo de coleta pneumática de resíduos sólidos, adotado em países da Europa, Ásia e América do Norte para tornar menos custoso e poluente o recolhimento do lixo urbano

 
Resumo
O sistema subterrâneo de coleta de lixo é um exemplo de eficiência.
Em Barcelona por exemplo, você não vai encontrar montes de lixo em frente aos domicílios esperando pelo caminhão da coleta, aliás também não hácaminhões de coleta, nem lixo espalhado pelo chão. A cidade é limpa porque é eficiente e inovador o seu sistema de coleta de lixo.
Escotilhas substituem as arcaicas lixeiras, onde as pessoas depositam seu lixo. Um sistema de tubulação subterrânea encaminha esse lixo até um container, que depois de cheio é transportado para uma central de triagem, onde são separados o lixo orgânico do reciclável. Oorgânico vira combustível que gera energia e o material reciclável segue para as indústrias de reciclagem.
O sistema de tubulação pode ser comparado aos já utilizados para fornecimento de água e gás e os edifícios construídos nas duas últimas décadas já possuem esse sistema internamente.
Coleta de lixo subterrânea e a vácuo.
Há quase cinco décadas, a necessidade de encontrar alternativas paraa coleta de lixo convencional e melhorar os aspectos de saúde e impacto ambiental e, da mesma forma, controlar os custos de todas as operações da coleta, levou ao estudo, ao desenvolvimento e à implementação em vários países da Europa - principalmente na Escandinávia e na Alemanha - nos Estados Unidos e no Japão, de um sistema de coleta pneumática de resíduos sólidos urbanos. Este sistema expulsaos sacos de lixo de estabelecimentos residenciais e comerciais através de tubulações subterrâneas até as centrais de coleta, que podem valer até três milhões de euros.
A tecnologia funciona da seguinte maneira: a população deposita sacos de resíduos em coletores instalados nas vias e/ou edifícios. Quando esses coletores, conectados a uma tubulação subterrânea, estão cheios, um sensor aciona odisparo dos resíduos, que seguem em vácuo, por sucção, até as centrais de coleta, onde os materiais são separados e compactados em contêineres estanques, para destinação final.

Barcelona investe na coleta pneumática de resíduos sólidos urbanos (com a sigla RPRSU na Espanha) desde 1992. Hoje, a cidade conta com 42 km de rede de tubulação subterrânea e oito centrais de coleta com capacidade de 20mil t/ano. Os 2,1 mil pontos de entrada (coletores) espalhados pela cidade ainda separam os resíduos em quatro frações: orgânico, vidro, papel e plástico.
Tudo começou na recepção dos Jogos Olímpicos, em 1992, na cidade. Logo, este sistema foi se expandindo por toda a capital catalana e beneficia atualmente 26% da população atual, hoje com 413 mil habitantes.
Funcionamento.
Para chegar àscentrais de coleta, o lixo é depositado no sistema mediante pontos de entrada (em espaço público ou privado), sendo transportados por tubulações enterradas ao solo. As centrais de coleta cumprem a função dupla de manter a rede com as pressões de ar adequadas para o transporte e concentrar e compactar os resíduos em contendores. Dependendo da densidade dos resíduos e a distância do transporte, avelocidade do transporte do lixo dentro das tubulações varia entre 20 e 25 m/s. Este sistema é conhecido como estático. Existe também um sistema chamado móvel em que a função de coleta se faz com um caminhão que aspira o lixo depositado nos contêineres que estão situados abaixo dos pontos de entrada.
Frequentemente as instalações são realizadas em centros urbanos, onde os edifícios estão muito próximosdireta ou indiretamente, segundo a Envac Iberia - empresa sueca responsável pelos projetos de coleta pneumática de resíduos em diversas zonas de Barcelona.
Para as casas, as tubulações estão enterradas entre 1,5 m abaixo do nível da rua. Quando há válvulas, a profundidade é geralmente entre 1,5 e 2,5 m. Ainda que Barcelona possua construções de até 5 m de profundidade, Fábio Colella, diretor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema De Coleta De Lixo Em Barcelona
  • Sistema de coleta de lixo sustentável
  • sistema de coleta seletiva de lixo
  • Sistema de trocas: coleta seletiva de lixo
  • Coleta de Lixo
  • LIXO COLETA
  • Coleta de lixo
  • Coleta de lixo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!