colcha de realho

871 palavras 4 páginas
JUSTIFICATIVAS

Desenvolvendo o projeto “A Colcha de Retalhos” a escola poderá trabalhar as diferenças sociais existentes, oportunizar a consciência coletiva nos alunos, fazer campanha de arrecadação de roupas e agasalhos - novos ou usados, “aquecer” o coração de toda a comunidade escolar em prol dos mais necessitados.
Pretendemos através das atividades levantar diversos questionamento sobre o valor do idoso na sociedade e como o trabalho em equipe pode auxiliar os mais necessitados
Quanto mais cedo o assunto começar a ser tratado, melhores adultos estaremos formando.

OBJETIVOS

• Trabalhar conceitos como respeito e solidariedade para com aos idosos.
• Formar cidadãos preocupados com a coletividade.
• Trabalhar atividades que desenvolvam valores.
• Compreender a desigualdade social como um problema de todos e com uma realidade passível de mudanças.
• Adotar posturas na escola, em casa, em nossa comunidade que nos levem a interações construtivas e justas.

METODOLOGIA

Tome como ponto central a leitura do livro “A colcha de retalhos” (Conceil Correa da Silva, Nye Ribeiro Silva) que retrata a história da avó que costura uma colcha através de pedaços diferentes de tecido. Com este gesto ela mostra à neta a importância de resgatar valores e diferenças. A colcha mostra que, depois de pronta se torna única e poderá ser utilizada por todos.
Ele também traz a importância da relação afetiva entre a avó e a neta, mostrando valores e respeito com os mais velhos.
Iniciaremos o nosso projeto com a leitura do livro e depois com uma conversa entre os alunos sobre experiências vividas por eles com os seus avós. Durante este momento comentaremos sobre idosos que vivem em asilos e muitas vezes são abandonados pelas suas famílias.
Teremos como objetivo principal a visitação e a compra de mantimentos para um asilo da região. Para isso confeccionaremos uma colcha de retalhos com desenhos dos alunos em pequenos pedaços de tecidos.
A colcha depois

Relacionados