Colagenogenese

1359 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE ODONTOLOGIA
CAMPUS TORRES

colagenogênese Intracelular

Paulo Ricardo Costa Lopes

TORRES – RS
2013/1

PAULO RICARDO COSTA LOPES

colagenogênese Intracelular

Trabalho sobre Colagenogênese apresentado ao curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil, campus Torres/RS requisitado para a disciplina de histofisiologia-buco-maxilo-facial, ministrada pelo Profº. Dr. Guilherme Anziliero Arossi.

TORRES - RS
2013/1
Sumário

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal revisar alguns pontos sobre como ocorre a síntese do colágeno e quais são os tipos de colágenos existentes. Nele será citado e descrito os variados tipos de colágenos, e após como ocorre a síntese, que é praticamente feita através de fibroblastos.

COLÁGENOS

A super família do colágeno contem pelo menos 27 tipos de colágenos que, juntamente, constituem as mais abundantes proteínas encontradas no corpo. Todos os colágenos são compostos de três cadeias de polipeptídeos alfa espiraladas entre si para formar a configuração colágena de tripla hélice típica. Aspectos comuns incluem a presença do aminoácido glicina em cada terceira posição, de hidroxiprolina e hidroxilisina e de domínios não colágenos, e uma alta proporção de resíduos de prolina. Variações entre os colágenos incluem diferenças na montagem das cadeias básicas de polipeptídeos, diferentes comprimentos de tripla hélice, interrupções na hélice e diferenças nas terminações dos domínios helicoidais. Células mesenquimais e outros derivados (fibroblastos, condrócitos, osteoblastos, odontoblastos e cementoblastos) são os produtores principais de colágeno. Outros tipos celulares, como células epiteliais, endoteliais,

Relacionados

  • sumario de enfermagem
    1835 palavras | 8 páginas
  • Fisiopatologia da Trombose
    5509 palavras | 23 páginas