sumario de enfermagem

Páginas: 8 (1835 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
HIPEREMIA
CONCEITO
Aumento do volume sangüíneo localizado em um órgão ou parte dele, com conseqüente dilatação vascular. Ocorre por alteração no sistema- Pressão arterial X Resistência Pré e Pós capilar> Classificação da Hiperemia:- Hiperemia Ativa ou ArterialAumento do fluxo sangüíneo arterial por aumento da pressão arterial e/ou diminuição da resistência pré capilar.Divide-se

HiperemiaAtiva Fisiológica2 --> Hiperemia Ativa Patológica

Hiperemia Ativa Fisiológica: Aumento do suprimento de O2 e nutrientes, paralelamente há demanda de maior trabalho. Ocorre expansão do leito vascular, com os vasos de reserva se tornando funcionais.Exemplos:- Tubo gastrointestinal durante a digestão- Musculatura esquelética durante exercícios físicos- Cérebro durante estudo- Glândula mamáriadurante lactação- Rubor facial após hiperestimulação psíquica

Hiperemia Ativa Patológica: Aumento do fluxo sangüíneo devido à liberação local de mediadores inflamatórios (devido a agressão ao tecido), com relaxamento de esfíncteres pré-capilares e diminuição da resistência pré-capilar.
Do mesmo modo que na hiperemia fisiológica, ocorre expansão do leito vascular, com os vasos de reserva se tornandofuncionais.Exemplos:- Injúria térmica (queimaduras ou congelamento)- Irradiações intensas- Infecções- Inflamação agudaNa hiperemia Ativa Patológica ocorre a liberação de mediadores inflamatórios ou químicos, que vão fazer com que o vaso se dilate.
Esses mediadores químicos são liberados quando o tecido é lesionado, como por exemplo, por bactérias.Na inflamação, esses mediadores químicos fazemcom que as valvulas do vaso fiquem relaxadas, e o sangue irá fluir completamente enchendo o leito capilar onde ocorreu a inflamação.
Exemplos de mediadores químicos são: histamina, heparina, TNF- α (Fator de Necrose Tumoral), IL (Interleucinas), etc.Mas, porque isso ocorre? Essa liberação de mediadores químicos, que irá resultar em todo esse processo descrito anteriormente, ocorre para chegar maiscélulas de defesa ao local.
>
Características da Hiperemia Patológica:- Características Macroscópicas:"In vivo" = Aumento de volume, avermelhamento, aumento da temperatura local (quando em superfícies corporais) e as vezes pulsação.Como diferenciar um tumor cancerígeno de um processo inflamatório agudo? Basta colocar o dorso da mão sobre o local, se estiver com aumento da temperatura local, ouaté mesmo uma pulsação, significa que é um processo inflamatório agudo, pois, se for um tumor cancerígeno não terá aumento da temperatura local e nem pulsação.
Aumento do volume de sangue em um determinado local do organismo. Pode ser:
- Ativa ou arterial (aumento de fluxo);
- Passiva ou venosa (diminuição do retorno venoso).

Hiperemia Passiva: Na insuficiência cardíaca direita temos umafalência do ventrículo direito, que mesmo depois da contração permanece com sangue no interior. O fluxo vindo na diástase encontra o ventrículo parcialmente cheio, e se acumula, indo em direção contrária (congestão). Pode ocorrer também por obstrução (compressão da femoral, cirrose retendo sangue no sistema porta).

Hiperemia Ativa: Exercícios aumentam o fluxo sangüíneo para os músculos. Durantea digestão também há aumento de fluxo (aumento de metabolismo). Em traumatismos também temos aumento de fluxo por liberação de histamina, serotonina. Situações emocionais desencadeiam rubor facial, por estimulação nervosa de vasos periféricos. OBS.: Não existe substrato morfológico de hiperemia ativa, pois não fica sangue nas veias quando tiramos uma amostra de tecido. A manifestação nos órgãos éo aumento de volume, tanto na hiperemia ativa quanto na passiva, pelo maior fluxo de sangue. Observamos cor avermelhada na pele em ambos os tipos de hiperemia (em órgãos internos pode não ocorrer). Quando temos cianose na hipermia passiva, o sangue fica mais escuro.

Na hiperemia ativa temos aumento da temperatura, pois aumenta o fluxo nos vasos, mas a perda de calor continua a mesma. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sumário de situação enfermagem
  • sumario
  • SUMaRIO
  • Sumarios
  • sumário
  • Sumario
  • Sumário
  • Sumario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!