COLÓIDES

Páginas: 9 (2091 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
1.0 INDRODUÇÃO

Neste trabalho é apresentado sobre o sistema coloidal, os coloides. Eles tem grande importância científica e tecnologia. Verás a importância deles, descobrindo que eles estão no nosso dia a dia, que sempre ao acordarmos usamos um exemplo de coloide, produtos muito essenciais na nossa vida.
E este trabalho mostrara a definição, as características, propriedades e classificação.2.0 COLOIDES
Distinguir uma mistura homogênea de uma heterogênea, nem sempre é simples. Não é uma distinção absoluta, pois existem sistemas que não são claramente homogêneos ou heterogêneos. Tais sistemas são classificados como intermediários e conhecidos como Dispersão Coloidal ou, simplesmente Coloide.
Coloides são misturas heterogêneas,mesmo sendo muito confundida com homogênea, de pelo menos duas fases diferentes, com a matéria de uma das fases na forma finamente dividida (sólido, líquido ou gás), denominada fase dispersa, misturada com a fase contínua (sólido, líquido ou gás), denominada meio de dispersão. A ciência dos coloides está relacionada com o estudo dos sistemas nos quais pelo menos um dos componentes da misturaapresenta uma dimensão no intervalo de 1 a 1000 nanômetros (1 nm = 10-9 m).
Os sistemas coloidais vêm sendo utilizados desde os primórdios da humanidade. Os povos antigos utilizaram géis de produtos naturais como alimento, as dispersões de argilas para a fabricação de utensílios de cerâmica e as dispersões coloidaticas de pigmentos para decorar as paredes das cavernas com motivos de animais , peixes ecaças. As dispersões coloidais estão no nosso cotidiano, aparecem nos cosméticos, nas tintas, nos filmes fotográficos, nas células de animais e vegetais, em vários medicamentos, em alguns fertilizantes (como o fosfato de cálcio coloidal), em muitos alimentos (geléia, queijo, manteiga), etc.
O nome coloide vem do grego “kólla”, que significa “que cola” e foi criado pelo químico escocês ThomasGraham, para indicar características intermediárias entre os materiais homogêneos e heterogêneos.

2.1 HISTÓRIA

FIGURA 1. Thomas Graham Fonte: http://fe867b.medialib.glogster.com/media/ca/ca1f72d7cd1a5fdac7519b947509b2515d81bc1842396dddcd835c153dd1a7bc/thomas-graham-jpg.jpg

Thomas Graham (1805-1869), escocês de Glasgow, químico contra a vontade do pai e por isso deserdado, sustentou seusestudos escrevendo e ensinando química no Andersonian College (atual Royal College of Science and Technology) em Glasgow (1830- 1837). Lecionou depois na Universidade de Londres (1837-1869) e tornou-se posteriormente chefe da casa da moeda britânica (1854-1869). Após seu trabalho sobre a lei de velocidade de difusão dos gases (1829), examinou também a difusão entre líquidos e denominou cristaloides aspartículas com alta difusão, como as de sais, e coloides aquelas com baixa difusão, como as da goma arábica. Divide o reconhecimento como ‘pai dos coloides’ com Francesco Selmi, químico toxicologista italiano, professor em Turim e Modena, antes de assumir o posto de professor de química farmacológica e toxicologia na famosa Universidade de Bolonha, em 1867. Entre 1845 e 1850, Selmi escreveu sobreo estudo sistemático dos coloides inorgânicos, principalmente cloreto de prata, azul da Prússia e enxofre, sistemas importantes para fotografia, tingimento de tecidos e farmacologia, respectivamente. Escreveu a primeira enciclopédia de química em italiano, de 1868 a 1881 (Encyclopaedia Britannica, 1996). Outro pesquisador que contribuiu para a química dos coloides foi Carl Wilhelm WolfgangOstwald (1883-1943), químico alemão, professor e pesquisador na Universidade de Leipzig em 1935 e filho de Friedrich Wilhelm Ostwald (Laidler, 1993). Grande divulgador da química dos coloides, com trabalhos sobre propriedades elétricas e ópticas dos mesmos, Ostwald foi editor da revista Kolloidchemische Beihefte em 1909 e fundador da Sociedade de Coloides (Kolloid Gesellschaft) no mesmo ano. Escreveu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colóides
  • Colóides
  • coloide
  • coloides
  • coloides
  • Colóides
  • coloides
  • Coloides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!