Cobre

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014

1. INTRODUÇÃO
1.1 CARACTERÍSTICAS
O cobre tem uma configuração 3d104s1 e se assemelha um pouco com os metais alcalinos em suas propriedades. É um metal bem conhecido, bastante inerte, um excelente condutor elétrico, aliás o melhor depois da prata. É usado e ligas, como latão (com zinco) e bronze (com estanho). O cobre tem um potencial de redução abaixo do potencial do hidrogênio:
Cu2+ +e- → Cu (s) Eº = 0,34 V
e assim não dissolve em ácidos não oxidantes. É oxidado pelo HNO3, entretanto, reduzindo o nitrato a NO e/ou NO2, dependendo da concentração.
Nos compostos, o cobre mostra ter dois estados de oxidação, +1, +2, sendo o estado +2 bem mais importante.
1.2 PROPRIEDADES GERAIS
Os metais do grupo 11 (Cu, Ag e Au) apresentam as maiores condutividades elétricas e térmicasconhecidas. São os mais maleáveis e mais ductíveis dos metais estruturais. Essas propriedades estão associadas à estrutura de empacotamento cúbico compacto. Quando uma força suficiente grande é aplicada, um plano pode ser forçado a se descolar sobre outro. A estrutura é muito simples, de modo que mesmo quando ocorre esse deslizamento, a estrutura cúbica regular de empacotamento compacto é preservada.Os elementos do grupo 11 diferem dos do grupo 1 por terem um penúltimo nível contendo 10 elétron d. A fraca blindagem propiciada pelos elétrons d faz com que o tamanho dos átomos dos elementos do grupo do Cu seja bem menor. Em consequência, os metais do grupo do Cu são mais densos e duros. Suas energias de ionização são maiores, e seus compostos são mais covalentes
No grupo do Cu, os elétrons dparticipam da ligação metálica. Portanto, os pontos de fusão e as entalpias de sublimação são muito maiores que os metais do grupo 1.
As maiores entalpias de sublimação e maiores energias de ionização são responsáveis pela baixa reatividade do Cu, da Ag e do Au, isto é, pelo seu caráter “nobre”. Os metais do grupo 1 têm potenciais padrão de redução (valor de Eº) muito negativos, e se situam notopo da série eletroquímica. Por isso, são os metais reativo da Tabela Periódica. Em contraste, os metais do grupo do Cu possuem alores positivos de Eº e se situam abaixo do hidrogênio na série eletroquímica. Portanto, não reagem com a água nem reagem com ácidos liberando H2. O caráter nobre aumenta do Cu para a Ag, e deste para o Au, ao passo que no grupo 1 a reatividade aumenta de cima para baixo.A inércia do Au, lembra a dos metais do grupo da platina. Au não reage com ácidos não oxidantes, mas reage com HNO3 E H2SO4 concentrados.
3 Cu + 8HNO3 → 2 NO + 3Cu(NO3)2 + 4 H2O
Cu + 4HNO3 → 2 NO2 + Cu(NO3)2 + 2H2O
Contudo, Cu é muito lentamente oxidado superficialmente quando exposto ao ar úmido, formando um revestimento verde de azinhavre. Cu reage om oxigênio:
Cu + O2 → CuO → Cu2O + O2Comparando Cu com K, verifica-se que o Cu possui um ponto de fusão muito maior (e, portanto, uma maior energia de sublimação). Por causa da maior carga nuclear do Cu, os elétrons estão mais firmemente ligados (logo, a energia de ionização será maior). A energia de hidratação não é suficiente para compensar essas “demandas” elevadas de energia. Por isso, o potássio é muito mais reativo que o cobre, Ocobre é importante em diversos catalisadores.


1.3 COMPOSTOS DE COBRE NO ESTADO DE OXIDAÇÃO (+I)
Os elementos do estado de oxidação (+1) têm configuração d10. Por isso, a maioria de seus compostos simples, e seus complexos são diamagnéticos e incolores. Há pouco compostos coloridos: por exemplo, Cu2O é amarelo ou vermelho, Cu2O3 é amarelo e CuI é marrom. Nesses casos a cor se deve àstransições de transferências de carga, e não às transições d-d.
Um íon Cu+ persiste em solução aquosa durante uma fração de tempo inferior a um segundo. Os únicos compostos de Cu+ estáveis em meio aquoso são insolúveis ou estão na forma de complexos. CuCl, CuCr, CuSCN, podem ser citados como exemplos de compostos insolúveis de Cu (+1).
1.4 COMPOSTOS DE COBRE NO ESTADO DE OXIDAÇÃO (+II)
(+II) É o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cobre
  • Cobre
  • Cobre
  • Cobre
  • Cobre
  • Cobre
  • Do cobre ao cobre
  • cobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!