OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS PRESERVACIONISTAS NA ESFERA DO PATRIMÔIO CULTURAL E AMBIENTAL.

1087 palavras 5 páginas
OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS PRESERVACIONISTAS NA ESFERA DO PATRIMÔIO CULTURAL E AMBIENTAL.
A noção de patrimônio advém etimologicamente da concepção de "herança paterna". Esse termo nas línguas românicas faz alusão à "propriedade herdada do pai ou dos antepassados" ou "aos monumentos herdados das gerações anteriores". Essas expressões fazem menção a moneo, que em latim significa "levar a pensar". Portanto, as noções de patrimônio cultural mantêm-se vinculadas às de lembrança e de memória — uma categoria na esfera das ações patrimonialistas, uma vez que os bens culturais são preservados em função dos sentidos que despertam e dos vínculos que mantêm com as identidades culturais.
Nos pensamentos escondidos residem aspectos que a população de uma dada localidade reconhece como elementos próprios da sua história, da tipologia do espaço onde vive das paisagens naturais ou construídas. A memória, do ponto de vista de Jaques Le Goff, estabelece um "vínculo" entre as gerações humanas e o "tempo histórico que as acompanha". Tal vínculo, além de constituir um "elo afetivo" que possibilita aos cidadãos perceberem-se como "sujeitos da história", plenos de direitos e deveres, os tornam conscientes dos embates sociais que envolvem a própria paisagem, os lugares onde vivem os espaços de produção e cultura. Sob essa ótica, Le Goff destaca que a "identidade cultural de um país, estado, cidade ou comunidade se faz com a memória individual e coletiva"; a partir do momento em que a sociedade se dispõe a "preservar e divulgar os seus bens culturais" dá-se início ao processo denominado pelo autor como a "construção do ethos cultural e de sua cidadania".
Nas últimas décadas do século XX, a acepção de patrimônio se dilatou não se limitando à definição de sítios arqueológicos, obras de arte, monumentos, conjuntos arquitetônicos ou antigos objetos referentes às representações do poder político. Essa noção estendeu-se aos diversos modos de viver, formas de linguagem, celebrações, festas,

Relacionados